Folha de S.Paulo

Mix Brasil destaca filmes dirigidos por mulheres

Confira a programaçã­o completa em mixbrasil.org.br

-

Um dos maiores eventos culturais voltados ao público LGBT da América Latina, o Festival Mix Brasil chega à 26ª edição e exibe, até 25/11, 118 filmes sobre diversidad­e sexual e de gênero.

Na programaçã­o também estão performanc­es teatrais, shows, oficinas, concurso de talentos, debates, saraus e, pela primeira vez, encontro sobre games com temática LGBT, na Escola Britânica de Artes Criativas.

Com entrada gratuita para todas as atrações, o evento projeta curtas e longas no Cinesesc, Spcine Olido, Cinemateca Brasileira, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo.

As produções estão dividas em cinco setores: Competitiv­a Brasil (longas nacionais que disputam o Coelho de Ouro, grande prêmio do festival), Panorama Brasil, Panorama Internacio­nal, Foco (que destaca o pioneirism­o lésbico na direção) e curtas-metragens.

Na seleção deste ano — com 44% dos filmes dirigidos por mulheres— estão produções exibidas em festivais como Toronto, Sundance, Cannes e Locarno, além de títulos premiados com o Teddy Award, principal troféu destinado ao cinema LGBT, entregue no Festival de Berlim.

Um dos destaques é “A Pé Ele Não Vai Longe”, do cineasta americano Gus van Sant, homenagead­o na última edição do Mix Brasil, que tem Joaquin Phoenix, Rooney Mara e Jack Black no elenco.

Outros filmes que chegam antes ao festival são “Colette”, com Keira Knightley, e “O Príncipe Feliz”, sobre o escritor Oscar Wilde.

 ?? Divulgação ?? Denise Gough e Keira Knightley em cena de ‘Colette’
Divulgação Denise Gough e Keira Knightley em cena de ‘Colette’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil