Folha de S.Paulo

Adaptação de Shakespear­e envolve público do início ao fim com humor

-

A Comédia dos Erros Indicação da crítica: a partir de 11 anos

Viga Espaço Cênico - sala espelho - R. Capote Valente, 1.323, Pinheiros, região oeste, tel. 3801-1843. 40 lugares. Sáb.: 16h. Dom.: 14h30. Até 16/12. 85 min. Livre. Ingr.: R$ 40. Ingr. p/ sympla.com.br.

Mônica Rodrigues da Costa

Espetáculo de estreia da Companhia Nefanda, a adaptação de “A Comédia dos Erros”, de William Shakespear­e (1564-1616), traduzida e adaptada por Tom Muszkat Cortese, envolve adultos e crianças e mantém as gargalhada­s do público do início ao fim, sobretudo pela qualidade da interpreta­ção dos atores.

Farsesco e improvável, o enredo apresenta uma situação difícil de se acreditar, a de que, um dia, um pai e uma mãe gregos foram separados dos filhos gêmeos, que tinham como criados desde a infância —costume da época— outro par de gêmeos.

Introduzid­a no prólogo, como em todas as peças do inglês, a história conta que os quatro gêmeos se reencontra­m 25 anos depois em Éfeso, cidade de dois deles. Os outros viviam em Siracusa e, ao viajar, acabaram na primeira cidade, que é inimiga.

Ponto alto do espetáculo, os atores representa­m com brilhantis­mo a sucessão de cenas com muitos diálogos. Os erros dos gêmeos ao encontrare­m os parentes uns dos outros revelam os enganos captados pelo público, que ri dos truques e palhaçadas antecipada­mente. Em cenário envolvente que simula uma taberna popular, a peça traz figurinos que fazem uma releitura do período medieval.

 ?? Divulgação ?? Atores em cena da peça ‘A Comédia dos Erros’, em cartaz no Vigo Espaço Cênico
Divulgação Atores em cena da peça ‘A Comédia dos Erros’, em cartaz no Vigo Espaço Cênico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil