Folha de S.Paulo

Nova série de comédia dá tom moderno ao papel de pai e mãe

Coescrita por Antonio Prata, ‘Pais de Primeira’ estreia neste domingo na Globoplay

- Leonardo Sanchez

Antonio Prata escrevia crônicas sobre seus filhos Daniel e Olivia, de três e cinco anos, com frequência na Folha. Enquanto isso, preparava uma série sobre um casal. Após receber reações positivas dos leitores, decidiu incluir um bebê na vida dos protagonis­tas, definindo, então, o tema da comédia “Pais de Primeira”.

Disponível na Globoplay, plataforma de streaming da emissora a partir deste domingo (18), e com estreia na TV aberta prevista para o dia 25, o primeiro episódio da série acompanha a descoberta da gravidez da workaholic Taís, vivida por Renata Gaspar.

Casada com Pedro (George Sauma), que acabou de pedir demissão para viver o sonho de montar uma banda ao lado do melhor amigo, ela é pega de surpresa pela notícia.

Nos capítulos seguintes, o seriado mostra as dificuldad­es do casal em conciliar o bebê com o trabalho, a busca desesperad­a por cursos e livros sobre o assunto e a relação —muitas vezes conturbada— com os avós da criança, vividos pelos atores Marisa Orth e Daniel Dantas e Heloisa Perissé e Nelson Freitas.

“Nós não vamos discutir novos formatos de família, mas novos papéis dentro de um velho formato, com um homem, uma mulher e uma criança”, diz Prata, 41. “A função do pai hoje é muito diferente do que era antigament­e. Antes eles tinham que ajudar, agora têm que dividir as tarefas.”

Segundo ele, Pedro é “o noiado e Taís é a pragmática, a mais pé no chão”.

Como não poderia deixar de ser, Prata colocou no seriado um pouco de sua experiênci­a como pai. “Uma vez que se cria personagen­s ficcionais, a trama se torna ficcional, mas todos nós partimos de um sentimenta­l, de algumas referência­s próprias para criar a história em cima delas”, afirma.

Ele diz esperar que os pais de primeira viagem possam aprender algo com o programa. “Muito do que se tem produzido sobre o assunto ultimament­e tem um papel grande de desmistifi­car essa experiênci­a”, diz ele aos mais assustados.

Além de Prata, responsáve­l pelo roteiro final do seriado, participam da concepção da história Chico Mattoso, Thiago Dottori e Bruna Paixão. A também colunista do jornal Tati Bernardi, porém, esteve na formação inicial da turma.

Quando foi chamada para integrar a equipe que conceberia a série, Bernardi, 39, era a única entre os roteirista­s que ainda não tinha filhos.

Suas tentativas de engravidar inicialmen­te foram então a inspiração para um esboço de personagem, uma mulher na mesma situação da escritora, que mais tarde acabou caindo fora da trama.

Assim que o piloto da série foi finalizado, uma surpresa: Bernardi estava grávida e sairia de licença maternidad­e, deixando a equipe de criação

“Os problemas de ter um bebê são universais, mas o seriado vai mostrar uma mulher mais moderninha”, explica ela, hoje mãe de Rita, de dez meses.

Bernardi, que colaborou com “Pais de Primeira” antes de conhecer a maternidad­e, agora diz que está vivendo muito do que há no roteiro. “O seriado mostra que todo mundo erra e que isso é normal.”

Sob a direção criativa de Luiz Henrique Rios e Flavia Lacerda e direção geral de Rios e Daniela Braga, serão seis episódios na primeira temporada.

Os roteirista­s, contudo, já trabalham em uma segunda temporada para o programa, que deve ter 14 episódios.

Pais de Primeira

Disponível na Globoplay a partir deste domingo (18). Estreia na TV Globo, à tarde, após “Escolinha do Professor Raimundo”, em 25 de novembro

 ?? Paulo Belote/Divulgação ?? Os atores Renata Gaspar e George Sauma em cena de ‘Pais de Primeira’, nova série da Globo
Paulo Belote/Divulgação Os atores Renata Gaspar e George Sauma em cena de ‘Pais de Primeira’, nova série da Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil