Folha de S.Paulo

Britânico pode obter clemência nos Emirados

-

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Londres, Sulaiman Hamid Almazroui, disse nesta sextafeira (23) que o governo árabe estuda a concessão de perdão por clemência ao acadêmico britânico condenado na quarta-feira (21) à prisão perpétua por espionagem.

A família do aluno de doutorado Matthew Hedges, 31, foi quem apresentou o pedido por clemência. Almazroui disse que o caso de espionagem contra Hedges é extremamen­te grave e que o britânico foi condenado com base em evidência convincent­e.

“Os crimes dos quais o sr. Hedges foi acusado são de grave seriedade. Para os Emirados Árabes, assim como para todos os países, proteger nossa segurança nacional é prioridade.”

A mulher de Hedges, Daniela Tejada, criticou a condenação. Segundo ela, o advogado de Hedges não estava presente na corte, que levou cinco minutos para dar o veredito.

O embaixador negou a acusação e disse que o acadêmico tinha, sim, representa­ção legal durante o processo.

O diplomata se encontrou com representa­ntes britânicos para discutir o caso. Ele disse ser possível obter um perdão no caso e que o episódio não vai afetar a relação entre os dois países.

A condenação pegou o governo britânico de surpresa. O ministro de Relações Exteriores, Jeremy Hunt, disse ter discutido o caso com o príncipe herdeiro Mohammed bin Zayed, durante uma visita ao país na semana passada, e que a condenação vai contra as garantias que recebeu.

Estudante da Escola de Go- verno e Assuntos Internacio­nais da Universida­de de Durham, Hedges está detido nos Emirados Árabes desde 5 de maio, quando foi preso no Aeroporto Internacio­nal de Dubai após passar duas semanas no país realizando uma pesquisa acadêmica. Ele passou cinco meses na solitária até ser liberado sob fiança para aguardar o julgamento.

O veredito foi anunciado com base no testemunho de um árabe que denunciou Hedges por fazer perguntas sobre temas confidenci­ais.

 ?? AFP ?? O britânico Matthew Hedges em sua casa em Exeter
AFP O britânico Matthew Hedges em sua casa em Exeter

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil