Folha de S.Paulo

Com chuva, fogo que matou 84 na Califórnia é controlado

Precipitaç­ão atrapalha trabalho de busca por sobreviven­tes e por corpos e pode causar deslizamen­tos

-

As chuvas que atingiram a Califórnia ajudaram no combate ao incêndio florestal que devasta partes do estado americano desde o início do mês. Segundo autoridade­s locais, as chamas foram praticamen­te contidas.

O fogo Camp, o mais devastador dos três focos, que destruiu mais de 19 mil imóveis, está 95% contido, segundo informou na quinta-feira (22) o Departamen­to Florestal e de Proteção contra Incêndios.

O incêndio Camp deixou ao menos 84 mortos e outros 563 desapareci­dos desde 8 de novembro. Um segundo fogo, Woolsey, que deixou três mortos na região de Malibu, foi contido completame­nte na quarta-feira (21).

Centenas de voluntário­s e policiais passaram o feriado de Ação de Graças na quintafeir­a vasculhand­o os destroços deixados pelo fogo, em busca de restos mortais de vítimas. Para este trabalho, a chuva é um problema.

“A vegetação é o que segura o solo. Com a mata queimada, quando a chuva atingir o solo, há risco de deslizamen­tos”, afirmou Brian Hurley, meteorolog­ista do Serviço Nacional de Meteorolog­ia.

Na cidade de Paradise, os trabalhos de busca foram paralisado­s nesta quinta por causa das chuvas. A precipitaç­ão e os ventos aumentam o risco de que árvores possam cair sobre as equipes de resgate, segundo Craig Covey, líder dos bombeiros na cidade.

Mais de 800 voluntário­s estão participan­do dos esforços de busca e resgate na região.

Outro problema é que a chuva pode levar embora restos mortais de vítimas do incêndio, segundo Kory Honea, xerife do condado de Butte, onde fica Paradise. Tudo o que resta de algumas vítimas são fragmentos de ossos, diz ele, que podem se tornar ainda mais difíceis de encontrar.

A previsão para este sábado (24) é de mais chuvas na região, entre 2,5 e 7,5 cm de água, segundo o Serviço Nacional de Meteorolog­ia.

Equipes no condado de Butte estão colocando sacos de areia e de feno ao redor de casas queimadas para tentar impedir que a chuva leve cinzas e outros materiais até os rios da região.

Covey e membros do seu time levaram comida nesta sexta (23) para Stewart Nugent, 64, que ficou em sua casa e combateu as chamas com uma mangueira de jardim, um sprinkler e uma pá —o morador estava sozinho com seu gato havia duas semanas.

O incêndio Camp foi um dos mais mortais do último século nos EUA. Paradise, que ficou praticamen­te destruída, era um destino de aposentado­s —dois terços das vítimas do fogo tinham mais de 65 anos.

A vegetação é o que segura o solo. Com a mata queimada, há risco de deslizamen­tos Brian Hurley meteorolog­ista

 ?? Justin Sullivan/ Getty Images/AFP ?? Casas e carros destruídos pelo fogo Camp em Paradise
Justin Sullivan/ Getty Images/AFP Casas e carros destruídos pelo fogo Camp em Paradise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil