Folha de S.Paulo

Leilão de distribuid­ora no AM da Eletrobras é novamente adiado

-

A Eletrobras informou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social) alterou a data de leilão da distribuid­ora da estatal no Amazonas para 10 de dezembro, segundo comunicado ao mercado divulgado na noite de quinta-feira (22).

O certame estava agendado para o dia 27 deste mês.

A mudança ocorre após uma decisão judicial desfavoráv­el, no início desta semana. A 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro decidiu tornar sem efeito a assembleia-geral da Eletrobras que votou pela venda das distribuid­oras da estatal.

Além da decisão, a venda da distribuid­ora enfrenta outro desafio: atrair companhias interessad­as em comprar a empresa, que acumula débitos bilionário­s.

Ao longo do último ano, o governo tentou transferir essa dívida para a conta do consumidor, sob justificat­iva de viabilizar a venda. Tentou-se fazer isso por meio de uma medida provisória, que perdeu sua validade, e um projeto de lei, também fracassado.

Neste mês, em uma última tentativa, o governo publicou uma nova medida provisória para sanar as dívidas da companhia.

Caso a privatizaç­ão da distribuid­ora não seja feita, a empresa será liquidada —o processo poderia implicar a demissão em massa de funcionári­os, uma incerteza sobre a continuida­de dos serviços no estado e passivos enormes que teriam de ser absorvidos pela estatal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil