Folha de S.Paulo

Jogador de grandes clubes, passou a vida em campo

JOSÉ MARCELO JANUÁRIO DE ARAÚJO (1972-2018)

- Fernanda Canofre coluna.obituario@grupofolha.com.br

José Marcelo Januário de Araújo aprendeu ainda criança a chutar a bola nos campos de Caiçara (a 143 km de João Pessoa), na Paraíba. A cidade natal foi onde se apaixonou pelo futebol.

O apelido, Esquerdinh­a, veio de um amigo, já que era como lateral esquerdo que ele jogava melhor. Aos 12 anos, estreou no Santos de Tereré.

Em seguida, foi para o Botafogo-PB. Com salário baixo e cerca de 20 anos de idade, ele chegou a pensar que futebol não era meio de vida e arrumou emprego como carregador de mercadoria­s e verduras.

Mas o gramado o chamou de volta. Esquerdinh­a passou por times como Bahia, Atlético-MG, Fluminense, Vitória. Logo chamou a atenção do futebol europeu e seguiu para ser ídolo no Porto, onde foi campeão português, conquistou a Supercopa e duas Taças de Portugal. O lateral ainda vestiu as camisas do Zaragoza, na Espanha, da Acadêmica, de Portugal, e do Goiás.

Em 2007, voltou ao Botafogo-PB para se aposentar. Depois de perder a filha, Marcela, em um acidente doméstico, Esquerdinh­a quis ficar perto da família. Mesmo aposentado, seguiu jogando campeonato­s amadores em João Pessoa.

No último dia 31 de outubro, seu time disputava as quartas de final de um desses campeonato­s. Esquerdinh­a jogou só sete minutos, no final, mas viu a vitória por 2 a 0, colocando fé no título. No vestiário, passou mal. Morreu após um ataque cardíaco, aos 46 anos.

“Ele era companheir­o da família, dos amigos, de quem precisava. Ele até brincava que só ia parar quando morresse, e dizia: a vida é que nem uma lâmpada, hoje está acesa, amanhã pode não estar”, conta o sobrinho Cláudio Jr.

Esquerdinh­a deixou dois filhos, Matheus e Marcelo, a esposa, Cláudia, os pais e seis irmãos. ZLOTA VASERSTEIN STEFANESCU Aos 92, viúva. Deixa sobrinhos. Terça (27) às 10h. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530

7º DIA

LEIDE CONSUELO QUEREZA MOREIRA Nesta quarta (28) às 18h30, Igreja Santíssimo Sacramento, r. Tutóia, 1.125, Paraíso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil