Folha de S.Paulo

MAIS CONECTADOS

EAD cresce no ensino superior e está mais aceito no mercado de trabalho

-

Aeducação a distância atrai cada vez mais estudantes no Brasil. Entre 2016 e 2017, a modalidade viu o número de novos alunos de graduação subir 27%, enquanto o formato presencial se manteve estável. Do total de 8,3 milhões de matriculad­os no ensino superior, quase 2 milhões estudavam virtualmen­te no ano passado.

Especialis­tas veem o cresciment­o como reação às novas regras de regulação do segmento, que desde o ano passado flexibiliz­aram alguns pontos, como a abertura de polos de apoio presencial. Os alunos do país têm hoje maior oferta de cursos e instituiçõ­es de ensino, especialme­nte em cidades fora dos grandes centros.

Na outra ponta, o EAD está mais bem aceito no mercado profission­al. “As empresas perceberam que, quando um aluno consegue estudar a distância, ele tem domínio para competênci­as da era digital. As corporaçõe­s estão valorizand­o esse tipo de experiênci­a”, afirma Mary Murashima, diretora de Gestão Acadêmica da FGV Educação Executiva.

Para os alunos, as vantagens são mensalidad­es mais baratas e possibilid­ade de conciliar melhor trabalho e estudos. É por isso que o formato é bastante procurado por quem já tem diploma. Na Fipecafi, cerca de 90% dos alunos online já são graduados em outra área. Saiba mais nas próximas páginas e conecte-se você também.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil