Folha de S.Paulo

Pintora, retratou as paisagen seavidaemM­S

- Fernanda Canofre coluna.obituario@grupofolha.com.br

Um grupo de indígenas, com pinturas e vestimenta­s tradiciona­is brancas, agarra-se às crinas dos cavalos, nos quais montam meio de lado. Correm com lanças em punho, rumo à batalha. A imagem foi criada em 1822 pelo francês Jean-Baptiste Debret.

No dia 3 de agosto de 1993, porém, ela reapareceu ampliada na releitura dos pincéis de Leonor Lage, na Assembleia Legislativ­a de Mato Grosso do Sul. O painel, batizado de “Batalha Guaicurus”, era uma forma de homenagear os indígenas que lutaram pelo lado brasileiro na Guerra do Paraguai (1864-1870).

A obra virou um marco na carreira de Leonor, nascida em Ribas do Rio Pardo, em MS, que teve as paisagens e pessoas do estado como seu principal tema. O primeiro quadro, uma natureza-morta com o violino que era de sua mãe, ela pintou aos 13 anos.

Mesmo tendo cursado direito, a vocação de artista plástica falou mais alto, e foi esse o ofício de sua vida.

No ateliê, em frente à casa da família em Campo Grande, Leonor foi pintora, professora, restaurado­ra e tocou durante 30 anos um projeto de ensino de arte para pessoas diagnostic­adas com algum tipo de deficiênci­a —um dos primeiros no Brasil.

Foi ali também que ensinou os quatro filhos que teve com o engenheiro civil Cleomenes Bais Lage, com quem foi casada por 47 anos, a apreciar arte. “[Foi uma] mãe protetora, esposa companheir­a, amiga solícita, era generosida­de e amor em pessoa”, diz o filho André sobre ela.

No dia 30 de novembro, depois de dois meses de tratamento contra um câncer no pâncreas, Leonor morreu, aos 71 anos. Ela deixa o marido, filhos, netos e planos de trabalho por realizar. Entre eles, a restauraçã­o do quadro dos guaicurus. MARIA DA GLORIA DE ATALIBA NOGUEIRA TEMER Aos 92, viúva de Fued Miguel Temer. Deixa as filhas Fátima e Alexandra, os genros Gil e Fabio, e os netos Marina, Eduardo, Julian e Felipe. Cemitério da Consolação

7º DIA

MARIA DA GLORIA DE ATALIBA NOGUEIRA TEMER Nesta quinta (6) às 19h, Capela da PUC, rua Monte Alegre, 948, Perdizes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil