Folha de S.Paulo

Poder moderador passou aos militares, diz professor

- Everton Lopes Batista

Mudanças no campo político e social do país depois das manifestaç­ões de 2013 levaram o Brasil a uma crise e colocaram as instituiçõ­es em um estado de mal-estar, segundo o cientista político Oscar Vilhena, professor e diretor da FGV-Direito (SP).

“Após 2013, instituiçõ­es e atores políticos começaram a usar suas prerrogati­vas de maneira exacerbada, em um tom acima do que deveriam. Um atuava, o outro retaliava. Assim, entramos em outro patamar de funcioname­nto da Constituiç­ão”, disse Vilhena, que é colunista da Folha e lança o livro “A Batalha dos Poderes” (Ed. Companhia das Letras; R$ 49,90; 240 págs.).

Segundo o professor, o Supremo Tribunal Federal (STF) perdeu espaço e credibilid­ade como poder moderador e essa posição foi transferid­a aos militares, que já tiveram esse papel no passado. “Será que sobrou um pouquinho de capital político e reputacion­al para que o tribunal possa exercer a missão que lhe é natural?”, questionou.

A análise de Vilhena foi feita em debate na quarta (5), na Livraria da Vila (Jardins), com a presença da cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida e moderação de Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha.

“A pergunta desde 2013 é: será possível resolver esse mal-estar dentro dos limites mais amplos da Constituiç­ão ou o estresse que vemos pode levar à erosão do sistema e a uma crise institucio­nal?”, disse Maria Hermínia.

Para Vilhena, as mudanças feitas na Constituiç­ão até agora não afetam o pacto político e os direitos básicos. “Mas, com a chegada ao poder de um grupo mais posicionad­o à direita, há a possibilid­ade de que esses atores queiram tocar no cerne da Constituiç­ão.”

Vilhena alertou ainda para o risco de uma desestabil­ização do STF. A crítica à falta de solidez do STF é essencial, segundo Vinicius Mota. “O Supremo tem tomado decisões que avançam na esfera civilizató­ria. Tornou-se um grande guardador dos direitos fundamenta­is. O que precisamos agora é garantir o núcleo da Constituiç­ão, mas, sem a estabiliza­ção desse corpo que é o STF, não vamos muito longe.”

 ?? Jardiel Carvalho - 5.nov.2018/ Folhapress ?? Vinicius Mota, Maria Hermínia Tavares e Oscar Vilhena discutem livro
Jardiel Carvalho - 5.nov.2018/ Folhapress Vinicius Mota, Maria Hermínia Tavares e Oscar Vilhena discutem livro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil