Folha de S.Paulo

Com feriados, produção de veículos recua 7% em novembro

- Reuters

A produção de veículos no Brasil em novembro caiu 6,9% ante outubro. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (6) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricante­s de Veículos Automotore­s).

A conta inclui carros de passeio, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus.

A queda é consequênc­ia de um mês curto: houve 20 dias úteis de vendas em novembro, impactado por feriados prolongado­s. Em outubro, foram 22.

Foram produzidos 245,1 mil veículos no mês, o que elevou o total acumulado no ano para 2,7 milhões de unidades, alta de 8,8% sobre o mesmo período de 2017.

Foram vendidas 230,9 mil unidades em novembro, cresciment­o de 13,1% na comparação com o mesmo mês de 2017. No acumulado do ano, há alta de 15,1%, de acordo com a Fenabrave, entidade que representa as revendedor­as de veículos. Os resultados somam carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

As exportaçõe­s continuam em queda, sob efeito da crise na Argentina: recuo de 53% na comparação entre os meses de novembro de 2018 e de 2017.

Agora ocorre o movimento contrário: é o mercado brasileiro que está segurando a produção no país vizinho.

Segundo a Adefa (associação argentina de montadoras), há alta de 1,4% na produção entre janeiro e novembro sobre igual período de 2017. Foram fabricados 446,2 mil veículos —desses, 170,5 mil foram enviados para o Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil