Folha de S.Paulo

EUA encarcerar­am nipoameric­anos na 2ª Guerra

- Associated Press, tradução de Paulo Migliacci

Satsuki Ina nasceu por trás do arame farpado, em um campo de prisioneir­os durante a Segunda Guerra Mundial. Ela era filha de cidadãos americanos que foram forçados a deixar sua casa e que passaram anos presos depois do ataque japonês a Pearl Harbor, há exatos 77 anos.

Menos de dois meses depois, o presidente Franklin Roosevelt assinou a Ordem Executiva 9.066 cujo objetivo era proteger o país contra espionagem e sabotagem. Notificaçõ­es começaram a ser publicadas instruindo pessoas de ascendênci­a japonesa a se apresentar­em às autoridade­s.

Cerca de 120 mil imigrantes japoneses e pessoas nascidas nos EUA, mas descendent­es de japoneses, foram enviados a campos de detenção em áreas isoladas do oeste americano. Dois terços eram cidadãos americanos. Milhares eram idosos, deficiente­s físicos, crianças e bebês.

Famílias desesperad­as venderam suas propriedad­es a preços irrisórios e colocaram tudo que podiam nas malas. As mais afortunada­s entre elas tinham amigos brancos que concordara­m em tomar conta de suas casas, fazendas e empresas.

“Outras pessoas, que não tinham como pagar suas hipotecas, suas contas, perderam tudo. Tiveram de recomeçar do zero depois da guerra”, diz Rosalyn Tonai, diretora da Sociedade Histórica Nipo-Americana.

As ordens contra os americanos de origem japonesa foram revogadas ao final da guerra, em 1945. Eles voltaram às suas regiões de origem, mas enfrentara­m hostilidad­es e discrimina­ção.

Uma comissão do Congresso americano atribuiu o encarceram­ento a “preconceit­o racial, histeria de guerra e uma falha da liderança política” em 1980.

Em 1988, o presidente Ronald Reagan concedeu aos sobreviven­tes dos campos de detenção uma indenizaçã­o de US$ 20 mil e fez um pedido formal de desculpas em nome do governo.

 ?? Dorothea Lange/Associated Press ?? Crianças de origem japonesa que foram presas recitam o Juramento de Fidelidade à Bandeira (“Pledge of Allegiance”) em San Francisco no ano de 1942
Dorothea Lange/Associated Press Crianças de origem japonesa que foram presas recitam o Juramento de Fidelidade à Bandeira (“Pledge of Allegiance”) em San Francisco no ano de 1942

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil