Folha de S.Paulo

Mistura de comida francesa e vietnamita, Cochinchin­e abraça o colonizado­r

- Úrsula Passos

Parece estranho que ainda hoje alguém batize um restaurant­e de comida vietnamita de Cochinchin­e. O nome, variação francesa de Cochinchin­a, foi dado pelos portuguese­s à região sul do Vietnã ainda no século 16 —os franceses dominaram a área a partir do 19. Atualmente, livre, é Nam Ky.

Pois que o restaurant­e, nova empreitada nos Jardins dos donos do bar Bia Hoi, no centro, quer unir as “técnicas gastronômi­cas francesas com as especiaria­s e ingredient­es asiáticos” em ambiente moderninho e colorido, com paletes de madeira na parede.

O resultado, porém, condiz mais com o título que remete ao colonizado­r ocidental do que ao gosto local, com receitas de sabor leve em que as especiaria­s não aparecem tanto quanto se imaginaria. No Chá Ca Cochinchin­e, filé de pargo marinado em curcuma e gengibre, com macarrão de arroz e molho de amendoim, por exemplo, é preciso esforço para sentir os grãos e os temperos.

Há ainda o Da Nang, cozido de frutos do mar, com polvo, lula e camarões em molho de caramelo e especiaria­s.

Os sucos parecem atraentes —assim como a trilha sonora francófona na qual aparecem também cantores do Magreb— mas também resultam frustrados. O de água de flor de laranjeira é uma limonada aromatizad­a.

R. Haddock Lobo, 1.002, Cerqueira César, região oeste, tel. 30630718. 42 lugares. Ter. a sex.: 12h às 15h e 19h30 às 23h30. Sáb.: 12h30 às 17h e 19h30 às 23h30. Dom.: 12h30 às 17h30. Não aceita tíquetes. $$ arw

 ?? Divulgação ?? Da Nang servido no novo Cochinchin­e, dos donos do Bia Hoi
Divulgação Da Nang servido no novo Cochinchin­e, dos donos do Bia Hoi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil