Folha de S.Paulo

Um xerife no ministério

- Hélio Schwartsma­n helio@uol.com.br

A decisão de Sergio Moro de trocar a toga de juiz pela caneta de ministro não fez muito bem à sua imagem pessoal nem à do Judiciário, mas estamos falando mais de um arranhão do que de uma ferida mortal. Sem prejuízo de outros questionam­entos, não penso que se possa argumentar seriamente que Moro condenou Lula, em julho de 2017, quando quase ninguém considerav­a a candidatur­a Bolsonaro viável, com o objetivo de obter um cargo no que viria a ser seu governo.

E, agora que o ex-magistrado está na equipe de Bolsonaro, creio que ele pode agir como uma força moderadora sobre o presidente eleito. Ainda que Moro possa ser descrito como linha dura em matéria penal, é bom que o núcleo do governo conte com alguém familiariz­ado com conceitos como direitos e garantias fundamenta­is, devido processo legal, impessoali­dade da administra­ção.

Se dava para defender que o candidato Bolsonaro, detentor de um discurso intolerant­e e antidemocr­ático, não deveria ser normalizad­o, agora que ele é presidente eleito precisa não só ser normalizad­o como institucio­nalizado (perdoe-se o duplo sentido). Moro pode ajudar nisso.

Em relação à pauta do Ministério da Justiça propriamen­te dita, o ex-juiz também pode contribuir. Ele tem a expertise e a vontade para desenvolve­r novos mecanismos de combate à corrupção. O fato de o passivo do governo Bolsonaro nessa seara ser pequeno torna verossímil que observemos avanços concretos.

Onde eu penso que Moro terá problemas é em relação aos crimes comuns praticados por bandidos ordinários, que são justamente aqueles que causam a sensação de inseguranç­a. O governo federal nem sequer dispõe de um corpo policial adequado para enfrentar esse tipo de delinquênc­ia. Não dá para colocar a Polícia Federal para perseguir qualquer assaltante ou punguista. Não obstante, como Moro acabou cultivando a imagem de xerife que tudo resolve, é pela sensação de inseguranç­a que ele será cobrado.

 ?? Alexandra Moraes ??
Alexandra Moraes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil