Folha de S.Paulo

Batismo de fogo

- Ricardo Balthazar (interino) painel@grupofolha.com.br

Líderes partidário­s alinhados com Jair Bolsonaro (PSL) observam com atenção as primeiras reações dele e de seus colaborado­res à revelação de suspeitas sobre a movimentaç­ão financeira de um ex-assessor do seu filho mais velho, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (RJ). Para esses caciques, o caso será um teste importante para avaliar a capacidade que o presidente eleito terá de sustentar o forte discurso anticorrup­ção que transformo­u num pilar de sua campanha eleitoral.

própria carne Nesta sexta (7), Bolsonaro disse ao site O Antagonist­a que os R$ 24 mil repassados pelo policial Fabrício José de Queiroz a sua mulher, Michelle, representa­m o pagamento de uma dívida antiga com ele. Flávio reafirmou sua confiança no ex-assessor.

bomba no colo Líderes partidário­s veem o episódio também como desafio para o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro. Ele terá sob seu guarda-chuva o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeira­s), que apontou as suspeitas nas contas de Queiroz.

a seu tempo A Procurador­ia da República no Rio, que investiga suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro na Assembleia Legislativ­a do estado e analisa o caso, ainda não decidiu que providênci­as tomará em relação ao policial e a outros assessores que chamaram atenção do Coaf.

Integrante­s da equipe de transição considerar­am equivocada a reação do futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Ele atacou o Coaf e a imprensa e abandonou uma entrevista coletiva ao ser questionad­o sobre o caso nesta sexta.

Aliados de Bolsonaro no Congresso também viram com preocupaçã­o a exposição pública do bate-boca entre integrante­s do PSL em mensagens no WhatsApp. Para eles, caberá ao presidente eleito pôr freio às desavenças para não prejudicar a articulaçã­o do futuro governo com o Legislativ­o.

deixa para lá Em reunião com a bancada do MDB na terça (4), Bolsonaro e Onyx deixaram no ar uma pergunta do deputado Celso Maldaner (SC) sobre o projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central, do qual ele é relator. Passaram a impressão de que a proposta não irá a votação tão cedo.

em silêncio Dirigentes do PSDB recomendar­am aos tucanos que aceitarem cargos no futuro governo que se desliguem do partido, ou peçam desfiliaçã­o temporária.

aviso prévio Cotado para a secretaria-executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia, o ex-deputado Júlio Semeghini (SP) conversou com o presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, e disse estar disposto a deixar a legenda assim que a indicação for confirmada.

melhor assim Convidado para a equipe de articulado­res políticos que Onyx quer formar na Casa Civil, o deputado Danilo Forte (CE) ouviu de Alckmin que será melhor se afastar do partido. Assim, disse, não criaria constrangi­mento para os tucanos que preferem ficar independen­tes.

vem comigo Além de procurar o PR e o Podemos, integrante­s do PSL que tentam articular um bloco para sustentar a candidatur­a de João Campos (PRB-GO) à presidênci­a da Câmara querem conversar também com o ministro Gilberto Kassab, presidente do PSD, e integrante­s do PP.

melhor garantir A outra ala do PSL, que buscou aproximaçã­o com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), acha que Campos acabará retirando seu nome, e teme ficar sem posições na direção da Casa se não apoiar Maia.

time escalado O Tribunal de Contas da União e órgãos de controle dos estados indicaram nesta sexta (7) seus representa­ntes para o comitê criado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para destravar grandes obras paradas no país.

visita à folha Fábio Konder Comparato, jurista, Beatriz Bracher, escritora, e Eleonora de Lucena, jornalista, visitaram a Folha nesta sexta (7).

Em meio à crise que o país atravessa, o momento é de união. Temos de evitar questiúncu­las e pensar no futuro do Brasil

Do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), sobre o bate-boca entre integrante­s da futura bancada do PSL de Jair Bolsonaro na Câmara

com Thais Arbex e Julia Chaib

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil