Folha de S.Paulo

Em clínica popular, paciente passou por uma pré-avaliação

-

Antes de entrar no consultóri­o médico, a paciente da clínica popular precisa passar por uma pré-avaliação.

Depois de pegar uma senha e passar pela recepção, é preciso esperar seu número ser anunciado em uma tela, que a direciona a uma sala, onde uma enfermeira a encaminha para outra sala, onde uma máquina mede pressão, peso e altura. Então, a paciente volta para a sala de espera até a tela mostrar o número do consultóri­o.

Apesar disso, o atendiment­o foi feito pontualmen­te no horário agendado. O ortopedist­a perguntou sobre a cirurgia de escoliose e hábitos da repórter.

Depois, pediu que se levantasse e inclinasse o tronco para a frente e para trás. Apalpou o local da dor, mas não viu a área operada, coberta por uma blusa. Foi só na consulta de retorno que pediu para que a repórter erguesse a camiseta.

Chegou a pedir uma ressonânci­a magnética de dorsal, mas depois disse que não era necessário e que apenas uma radiografi­a panorâmica de coluna bastaria. Também solicitou exames antigos. Como tratamento, recomendou repouso, fisioterap­ia, acupuntura, relaxante muscular e anti-inflamatór­ios.

No retorno, analisou o raio-X, leu o laudo e viu exames antigos. Concluiu que a coluna apresenta boa condição e que a dor não tem relação com a cirurgia. Prescreveu novas sessões de fisioterap­ia e acupuntura e injeção de corticoide, caso a dor persista.

Especialis­ta pediu menor número de exames e preocupou-se mais com o alívio rápido da dor

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil