Folha de S.Paulo

Médicos analisam resultados e fazem laudo a distância

- Andrea Vialli

As inovações das startups da área de saúde não se restringem a aplicativo­s ou clínicas de baixo custo. A distribuiç­ão desigual dos médicos pelo país e a falta de acesso à medicina de ponta em várias regiões levaram à criação da Portal Telemedici­na.

A empresa lançou há cinco anos uma plataforma que permite aos médicos emitirem laudos virtualmen­te para clínicas e hospitais em tempo real. Assim, exames realizados em qualquer região do país podem ser analisados por médicos especialis­tas.

A startup produz, 24 horas por dia, milhares de laudos em dez especialid­ades médicas.

“Essa tecnologia traz dois grandes benefícios: a automação do fluxo de exames, que prioriza as emergência­s, e a detecção automática de patologias”, explica Rafael Figueroa, especialis­ta em machine learning e um dos fundadores da Portal Telemedici­na.

A tecnologia já é utilizada em 160 cidades do país e chamou a atenção do Google, que escolheu a startup para seu programa de aceleração no Vale do Silício.

Apesar dos avanços que trazem ao setor de saúde, as healthtech­s ainda enfrentam limitações. Não são reguladas pela ANS, sua cobertura geralmente se restringe a consultas e exames e ainda são pouco conhecidas no país.

Rafael Morgado, da Consulta do Bem, reconhece que ainda não existe uma solução de startup de grande escala. “Essas empresas ainda não atingiram as massas”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil