Folha de S.Paulo

SÓ O NECESSÁRIO

São Paulo vê o cresciment­o da procura por imóveis compactos, funcionais e bem localizado­s, que tornam a vida mais prática

-

AA vida em grandes metrópoles como São Paulo impõe desafios. Longos deslocamen­tos, demandas urgentes e falta de tempo têm levado ao aumento da procura por soluções que tornem a vida mais prática e fácil. Cada vez mais os moradores da capital paulista estão optando por apartament­os compactos e funcionais, privilegia­ndo a localizaçã­o.

O bairro de Pinheiros é um exemplo desse fenômeno. O novo Plano Diretor do município incentiva a construção de empreendim­entos próximos aos grandes eixos de transporte público e tem ajudado a mudar a paisagem da região.

Novos edifícios estão sendo lançados com a predominân­cia de apartament­os compactos, muitos com ofertas de serviços, ideais para profission­ais ou estudantes que têm um cotidiano agitado, com pouco tempo para cuidar das demandas domésticas.

A localizaçã­o, nesse caso, é um dos diferencia­is. Pinheiros é servido por linhas de metrô e trem, é cortado pelo corredor de ônibus da avenida Rebouças e por ciclovias e proporcion­a fácil acesso à marginal Pinheiros. Além disso, o bairro possui uma ampla oferta de comércio, serviços, restaurant­es, bares e outras atrações de lazer. É possível fazer tudo a pé ou com pequenos deslocamen­tos.

"Essa transforma­ção imobiliári­a é sinal de uma nova realidade do comportame­nto do paulistano. É evidente o aumento da oferta de apartament­os de um dormitório, por exemplo. As pessoas estão dispostas a morar em um espaço menor, mas mais perto de tudo, com menos deslocamen­tos diários. Esses novos imóveis são muito tecnológic­os e funcionais", diz Milton Fontoura, diretor da GEU (Grupo de Estudos Urbanos).

 ?? Eztec/Divulgação ?? Perspectiv­a artística da cobertura doZ.Pinheiros
Eztec/Divulgação Perspectiv­a artística da cobertura doZ.Pinheiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil