Folha de S.Paulo

DICAS PARA UM PASSEIO SEGURO

-

Confira ações que podem tornar o uso da bicicleta mais prazeroso

1 NUNCA ANDE NA CONTRAMÃO

A bicicleta tem que seguir as mesmas leis de trânsito que os carros. Veículos saindo de garagens, por exemplo, podem ser surpreendi­dos por bicicletas vindo na contramão e provocar acidentes. Ao encontrar uma bike vindo em sua direção, o motorista também tem menos tempo para reagir e desviar. Além disso, uma batida frontal de dois veículos gera mais estragos.

2 SINALIZE O QUE VAI FAZER

Antes de mudar de faixa ou fazer conversões, sinalize com a mão para qual lado irá se movimentar, assim os motoristas que estão atrás podem se preparar para suas ações.

3 CUIDADO COM AS PORTAS

Mesmo um carro parado pode ser um perigo para o ciclista se o ocupante abrir a porta repentinam­ente. Fique sempre atento e passe longe das portas. Tente deixar uma distância suficiente para que ela seja aberta sem atingir a bicicleta.

4 PREFIRA AS CICLOFAIXA­S E CICLOVIAS

As faixas para bicicletas não estão presentes em todas as ruas da cidade. Mas quando uma delas estiver próxima, use-a, mesmo que isso torne o caminho mais longo. Elas protegem o ciclista do tráfego dos carros.

5 RESPEITE OS PEDESTRES

Não ande na calçada com a bicicleta e respeite as faixas de pedestres. Caso seja necessário passar por uma calçada, desmonte a bike e a empurre. Medidas como essas ajudam a evitar acidentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil