Folha de S.Paulo

TRILHA VERDE

Parque Burle Marx tem jardim marcante, mata atlântica preservada e espaços para diversão e relaxament­o

-

UUm jardim deslumbran­te para a maior casa do Morumbi. Foi essa ideia que deu origem ao que hoje os paulistano­s conhecem como parque Burle Marx. Uma das mais charmosas áreas verdes de São Paulo, ele ocupa cerca de 138 mil metros quadrados e é uma ótima opção para quem quer relaxar e contemplar a natureza. O projeto inicial para a área, no entanto, era de uso privado. Ele ocupa o terreno da antiga Chácara Tangará, do empresário Francisco Matarazzo Pignatari. Nos anos 1940, Baby Pignatari, como era conhecido, planejou erguer ali a maior casa do Morumbi, com projeto assinado por Oscar Niemeyer, onde moraria após se casar. O jardim seria assinado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. O casamento, no entanto, não durou muito, e o local ficou abandonado até o final dos anos 1980, quando foi leiloado.

Após pressão de ambientali­stas, parte da área foi doada à prefeitura para preservaçã­o da mata nativa. Burle Marx acompanhou a finalizaçã­o do projeto do jardim, mas morreu em 1994, ano anterior ao da inauguraçã­o do parque.

A área projetada por ele é uma das principais atrações. Possui palmeiras imperiais, um grande gramado e espelho d'água com fontes e cascatas.

O parque apresenta uma grande área gramada logo na entrada, ideal para quem quer descansar e contemplar a paisagem. Também oferece um playground para crianças e área para piquenique. Para caminhadas e corridas, há três trilhas, com diferentes níveis de dificuldad­e.

O Burle Marx abriga, ainda, uma feira orgânica aos sábados e tem uma horta comunitári­a.

 ??  ?? Trilha no parque Burle Marx
Trilha no parque Burle Marx
 ?? Fotos Alberto Rocha/Estúdio Folha ?? Aqui e abaixo, o parque Severo Gomes
Fotos Alberto Rocha/Estúdio Folha Aqui e abaixo, o parque Severo Gomes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil