Folha de S.Paulo

Dois líderes do MST da PB são mortos a tiros por homens encapuzado­s

- Estelita Hass Carazzai

Dois líderes do MST (Movimento dos Trabalhado­res Rurais Sem Terra) foram mortos a tiros na noite deste sábado (8), num acampament­o na cidade de Alhandra (PB), a 45 km da capital João Pessoa.

Rodrigo Celestino e José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando Bernardo, eram coordenado­res do acampament­o Dom José Maria Pires, que fica numa área invadida em 2017, pertencent­e à Fazenda Garapu, do grupo Santa Tereza.

Cerca de 450 famílias vivem no local. A área, segundo o MST, estava improdutiv­a e não havia disputa judicial em torno dela.

A polícia trabalha com a hipótese de homicídio. Segundo testemunha­s, dois homens com cabeças cobertas invadiram o acampament­o, na hora do jantar, e pediram para que outras pessoas se afastassem. Apenas os dois coordenado­res foram alvejados.

Bernardo, já teve um irmão, integrante do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), assassinad­o. Um terceiro irmão, um dos coordenado­res do MAB, integra o programa de proteção aos defensores dos direitos humanos.

Em nota, a procurador­ageral da república, Raquel Dodge, afirmou que o fato “preocupa diante do contexto sombrio de violência contra os movimentos sociais e demonstra quão distante ainda estamos da efetivação dos direitos garantidos pela declaração”.

A Polícia Civil investiga o caso, mas não há suspeitos identifica­dos. Em nota, o MST pediu justiça e disse que o crime foi cometido por “capangas encapuzado­s e fortemente armados”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil