Folha de S.Paulo

Space X divulga imagem de protótipo de nave para viagens interplane­tárias

- Salvador Nogueira Com AFP Divulgação

O sonho das viagens interplane­tárias começa a ficar mais palpável. Ao seu estilo, Elon Musk apresentou no Twitter uma foto do protótipo de teste da nave espacial de alta capacidade em desenvolvi­mento pela SpaceX.

“Foguete Starship de voos de teste acabou de ser montado no sítio de lançamento da SpaceX no Texas”, escreveu Musk. “Esta é uma foto real, não uma ilustração.”

O projeto, com sua brilhante fuselagem de aço inoxidável, parece tirado diretament­e de ilustraçõe­s de ficção científica dos anos 1950. Até Musk brinca com isso, ao dizer: “Tinha de ser tornado real.”

Trata-se de um veículo colossal que, se tudo correr bem, será usado para transporta­r pessoas e carga ponto a ponto na Terra, ou à Lua e mesmo a Marte. O protótipo não fará isso, mas servirá para testes em voos de baixa altitude.

”Este é para testes suborbitai­s de decolagem e pouso verticais. A versão orbital é mais alta, tem fuselagem mais espessa (não vai enrugar) e uma seção do nariz com uma curva suave”, complement­a Musk.

Em publicação anterior ele ressaltou outra diferença: a versão orbital terá janelas, para benefício de seus ocupantes. Musk também já tinha anunciado que o Starship não seria de fibra de carbono, um material que é mais leve, porque é menos resistente que o aço às temperatur­as extremas.

O Starship também não terá a aparência habitual dos foguetes brancos da SpaceX. “A pele ficará quente demais para a pintura. Acabamento de aço inoxidável. Máxima refletivid­ade”, escreveu o magnata no Twitter. “O Starship parecerá prata líquida.”

O protótipo montado no Texas, em Boca Chica Village, sobre a costa do Golfo do México, tem um diâmetro de nove metros, como o foguete real, mas é menor.

A SpaceX espera iniciar os testes em voo em abril, segundo planos submetidos à FAA (agência federal de aviação americana).

Um protótipo para um voo orbital foi prometido para junho. Para isso, um motor principal ou booster no primeiro estágio, batizado “Super Heavy”, impulsará o Starship.

O novo foguete, formado pelo Starship e pelo Super Heavy, está destinado a se tornar possivelme­nte o grande e único lançador da SpaceX e um dia levar astronauta­s à Lua, ou inclusive a Marte, segundo os projetos de Musk.

Ainda há um longo caminho até que aconteça o voo contratado pelo japonês Yusaku Maezawa, que dará uma volta ao redor da Lua acompanhad­o por 6 a 8 artistas a bordo da Starship. A data otimista (como sempre) de Musk para o passeio é 2023.

 ??  ?? Protótipo da Starship, nave espacial da SpaceX
Protótipo da Starship, nave espacial da SpaceX

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil