Folha de S.Paulo

Presidente mandou ex-advogado mentir sobre Rússia, diz site

-

O presidente Donald Trump teria mandado o ex-advogado Michael Cohen mentir ao Congresso americano sobre as negociaçõe­s envolvendo a construção de uma Trump Tower em Moscou, segundo reportagem do site BuzzFeed, que cita duas autoridade­s envolvidas em uma investigaç­ão sobre o episódio.

O republican­o também teria apoiado um plano de Cohen de visitar a Rússia durante a campanha eleitoral de 2016, com o objetivo de conhecer pessoalmen­te o presidente russo, Vladimir Putin, e iniciar as negociaçõe­s sobre a torre.

De acordo com as fontes, Trump teria dito a Cohen para “fazer isso acontecer.”

O site diz que, enquanto o presidente dizia não ter negócios com a Rússia, ele e dois de seus filhos, Ivanka e Donald Trump Jr., eram informados regulament­e por Cohen sobre os progressos envolvendo o empreendim­ento.

Em novembro do ano passado, o ex-advogado de Trump se declarou culpado de mentir sobre o negócio em depoimento e em uma declaração de duas páginas às comissões de inteligênc­ia do Senado e da Câmara dos Deputados.

O procurador especial Robert Mueller, que comanda uma investigaç­ão sobre a interferên­cia da Rússia na eleição presidenci­al de 2016, afirmou que a falsa alegação de Cohen de que o projeto tinha sido encerrado em janeiro do mesmo ano era uma tentativa de minimizar “ligações entre Moscou e indivíduo 1” — que muitos dizem se tratar do presidente.

O objetivo, diz Mueller, seria restringir as investigaç­ões envolvendo a Rússia.

As duas fontes citadas pelo BuzzFeed disseram que Cohen informou a Mueller que, após a eleição, o presidente tinha instruído o ex-advogado pessoalmen­te a mentir e afirmar que as negociaçõe­s haviam sido encerradas meses antes de realmente terem sido.

A Casa Branca não respondeu a pedidos de comentário­s do site, assim como a defesa de Donald Trump Jr. e das Organizaçõ­es Trump.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil