Folha de S.Paulo

Procurador do Banestado e da Lava Jato se aposenta

- Frederico Vasconcelo­s

Um dos principais membros da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador regional Carlos Fernando dos Santos Lima, 55, se aposentou nesta terça-feira (19).

O benefício voluntário, com proventos integrais, foi concedido pela procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, em portaria publicada no Diário Oficial da União.

Afastado, a seu próprio pedido, da força-tarefa desde o ano passado, ele trabalhava na Procurador­ia Regional da República da 3ª Região, que cuida de investigaç­ões de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Além da Lava Jato, Carlos Fernando participou das investigaç­ões do Banestado, esquema de lavagem de dinheiro investigad­o nos anos 1990, cujas ações foram julgadas pelo então juiz federal Sergio Moro —hoje ministro da Justiça.

O caso foi o laboratóri­o de práticas empregadas no caso Petrobras, como a delação premiada.

“Um dos pilares da Lava Jato é a colaboraçã­o, uma técnica que nós criamos em 2003, [sendo] a primeira com o Alberto Youssef no Banestado”, afirmou em entrevista à Folha em julho do ano passado.

“É a única forma de você compreende­r como uma investigaç­ão sai de uma Range Rover presentead­a a um ex-diretor da Petrobras para chegar na situação atual. Economiza muito do dinheiro público em relação a investigaç­ões complexas”, explicou à época.

Carlos Fernando deverá exercer atividades na advocacia privada, com especializ­ação na área de compliance. Ele é mestre em direito pela Cornell Law School (EUA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil