Folha de S.Paulo

Hydro é atingida por ciberataqu­e e fecha unidades

-

A Norsk Hydro, uma das maiores produtoras de alumínio do mundo, enfrentou nesta terça-feira (19) um ciberataqu­e que atingiu parte de sua produção, derrubou as ações da empresa e elevou as cotações do alumínio.

A companhia fechou unidades de extrusão de metal, que transforma­m lingotes de alumínio em componente­s para indústrias. As fundições em países incluindo Noruega, Qatar e Brasil operaram manualment­e.

O ataque, que começou na noite de segunda (18) e ganhou intensidad­e ao longo da madrugada, afetou os sistemas de tecnologia da informação da empresa.

A Hydro informou que o ataque não afetou a segurança de seus funcionári­os e que ainda era cedo para avaliar impactos a clientes —o alcance total do ataque não era claro.

As notícias sobre o ataque levaram os preços do alumínio a subir 1,2%, para uma máxima de três meses de US$ 1.944 no início das negociaçõe­s na Bolsa de metais de Londres. As cotações posteriorm­ente devolveram parte dos ganhos.

O principal site da Hydro ficou indisponív­el nesta terça-feira. A empresa deu atualizaçõ­es sobre a situação por meio do Facebook.

“A principal prioridade da Hydro agora é limitar os efeitos do ataque e assegurar que as pessoas continuem seguras”, escreveu a empresa em um post na rede social.

As ações da Hydro caíram

3,4% no início das negociaçõe­s em Oslo, mas depois reduziram as perdas para cerca de 0,6%. A empresa tem 36 mil empregados em 40 países e registrou US$ 18,7 bilhões em vendas no ano passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil