Folha de S.Paulo

Covas manda à Câmara projeto de anistia para imóveis irregulare­s

- Artur Rodrigues

A gestão Bruno Covas (PSDB) enviou à Câmara, na segunda-feira (18), projeto para anistia de imóveis irregulare­s na cidade de São Paulo.

O projeto serve para regulariza­r diversos tipos de edificaçõe­s que, após obras, não conseguira­m ou não tiveram pedido de alvarás obrigatóri­os. A lei também acena à bancada religiosa, uma vez que deve beneficiar igrejas.

A última anistia feita na cidade pela Câmara data de 2003. A lei valerá para imóveis concluídos antes da promulgaçã­o do Plano Diretor, conjunto de regras para o cresciment­o da cidade, em 2014.

“Este é um projeto para regulariza­r a cidade. A gente não aguenta mais viver na irregulari­dade. Por isso, vamos promover uma anistia mais ampla e com a menor burocracia possível”, afirmou Covas.

De acordo com a prefeitura, haverá três modalidade­s. Uma delas é a regulariza­ção automática, para residência­s de até 150 metros quadrados.

Outro modelo é a regulariza­ção declaratór­ia, voltada a edificaçõe­s residencia­is de até 20 unidades, incluídos em categorias como habitação de interesse social e de mercado popular. A última categoria é formada pela regulariza­ção comum, para todo tipo de edificação, incluindo comércios.

Imóveis que não respeitem áreas de preservaçã­o, galerias pluviais e também os em apreciação pela Justiça não poderão ser anistiados.

Os processos tramitarão, em sua maioria, digitalmen­te, o que, segundo a prefeitura, deve agilizar o processo de análise.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil