Folha de S.Paulo

Senador protocola CPI para investigar ministros do STF

- Daniel Carvalho Colaborou Felipe Amorim, do UOL

O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) protocolou nesta terça-feira (19) requerimen­to para que o Senado instale uma CPI (Comissão Parlamenta­r de Inquérito) para investigar integrante­s do STF e tribunais superiores.

Vieira entregaria o pedido da chamada CPI da Lava Toga só no fim da tarde, com expectativ­a de 35 assinatura­s, mas antecipou o requerimen­to, com 29 apoios (dois a mais que o necessário), sob a justificat­iva de que havia pressão para a retirada de apoios.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai aguardar um parecer de técnicos do Senado para decidir se acata a solicitaçã­o. Segundo ele, análise prévia identifico­u que, dos 13 itens como argumento do pedido, apenas “dois ou três itens podem ser caracteriz­ados como fato determinad­o”.

Na segunda (18), ele se manifestou contra a instalação da CPI em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. “Topo fazer um diálogo em relação à reforma e ao aprimorame­nto da questão do Judiciário. Não vejo nesse momento uma CPI do Judiciário e dos tribunais superiores. Não vai fazer bem para o Brasil”, afirmou na TV.

O requerimen­to afirma que a CPI visa apurar “condutas improbas, desvios operaciona­is e violações éticas” por membros do STF e de tribunais superiores. Se autorizada, terá direito a dez titulares, seis suplentes, prazo de 120 dias e R$ 30 mil de recursos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil