Folha de S.Paulo

MÃO NO BOLSO lista só uma aqui, não multa recomendaç­ão protesto precedente troca troca 2

- Com Bruna Narcizo, Bruno B. Soraggi e Victoria Azevedo

A Justiça condenou o promotor Cassio Roberto Conserino a pagar R$ 60 mil ao ex-presidente Lula por danos morais.

Em 2016, Conserino publicou em seu Facebook imagem em que Lula era definido como um “encantador de burros”. Na época, ele era um dos promotores responsáve­is pela investigaç­ão do triplex em SP e chegou a pedir a prisão do petista.

O juiz Anderson Fabrício da Cruz considerou que o promotor teve a “nítida intenção calculada e provocativ­a de humilhar, menoscabar e desprezar” Lula ao publicar imagem com conteúdo “ofensivo, pejorativo e injuriante”.

O juiz afirmou ainda que o grau de culpa é elevado já que se trata de um promotor que deve “manter ilibada conduta pública e particular, assim como tratar com urbanidade as partes” dos processos.

O governador de SP, João Doria (PSDB), convidou o empresário Paulo Marinho, do Rio, para presidir o partido no estado.

A ideia é que Marinho ajude a refundar a legenda, articuland­o o lançamento de candidatur­as a prefeito nas principais cidades do Rio.

A fraqueza do PSDB no estado é vista como problema para uma eventual candidatur­a de Doria à Presidênci­a em 2022.

As filhas do ex- presidente Michel Temer protestara­m em suas redes sociais contra a prisão do pai.

Luciana Temer postou uma foto do pai com Nelson Mandela e escreveu: “Quem gosta de espetáculo midiático e de aparecer na TV devia fazer teatro, não direito. Direito é para quem gosta de lei e justiça”. Ela é professora de direito.

Já Clarissa Temer escreveu apenas: “Muita dor”. Seguidores dela no Instagram prestaram solidaried­ade.

O juiz Marcelo Bretas chega ir duas vezes ao dia à academia que frequenta, no Rio. Sempre vigiado por cerca de seis seguranças armados, começa os exercícios por volta das 6h30. Às vezes, volta no final do dia.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vai anunciar na terça (26) os nomes de 21 novos conselheir­os da Comissão de Anistia.

Damares também vai anunciar novas regras que limitarão o número de recursos sobre requerimen­tos negados. Agora, cada pessoas poderá recorrer da decisão apenas um vez.

A ginecologi­sta e obstetra Michelle Chechter diz que foi censurada por amamentar sua filha de quatro meses quando visitava a exposição “Mickey 90 Anos”, no shopping JK Iguatemi.

A lei prevê multa para quem tentar impedir a amamentaçã­o em lugares públicos. “Isso nunca tinha acontecido comigo”, diz ela.

A ONG Orientavid­a, que realiza a exposição, diz que Michelle foi apenas orientada a usar o fraldário ou uma poltrona que não integra o cenário. A mãe afirma que já estava sentada e que, na verdade, foi convidada a se retirar do local.

O grupo Amici, formado por 172 médicas e mães de SP, está articuland­o um “mamaço” em frente à exposição como forma de protesto.

Na segunda-feira (18), a mesma exposição tentou barrar a entrada de estudantes de uma escola pública no espaço.

O Campeonato Paulista de futebol masculino agregará uma nova marca a seu nome. A cooperativ­a financeira Sicredi comprou da Federação Paulista de Futebol o ‘naming right’ da competição, agora batizada Paulistão Sicredi 2019.

A empresa substitui a Itaipava, que atrelou a sua marca ao torneio até 2018 e não renovou o contrato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil