Folha de S.Paulo

Uma hora vai

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Definido como o ano da retomada para a venda de imóveis nas previsões de incorporad­oras, 2019 começou pior que 2018, segundo o Secovi-SP (sindicato do setor). O número de unidades comerciali­zadas na capital paulista em janeiro caiu 4,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em volume de lançamento­s, a queda foi maior, de 61,8%. A esperança de finalmente ter um cresciment­o expressivo após anos de crise, porém, ainda não morreu, de acordo com o sindicato.

muita calma...

O primeiro mês do ano costuma ser ruim, segundo Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP.

...nessa hora

“Tivemos 286 unidades [apartament­os] lançadas, o equivalent­e a 1 ou 2 empreendim­entos na cidade toda. As empresas sabem que é um mês em que paulistano­s vão para a praia, não compram imóvel”, afirma Jafet.

lado positivo

“O mês de janeiro nos surpreende­u, não pelo volume de vendas, mas pela movimentaç­ão nos plantões. Por isso, achamos que 2019 vai consolidar o início de recuperaçã­o que tivemos no ano passado”, diz.

febre do selinho

A BrandLoyal­ty, que desenvolve programas de troca de selinhos por prêmios em supermerca­dos como Pão de Açúcar e Extra, diz que em 2018 movimentou 760 milhões de selos, que foram trocados por cerca de 8 milhões de produtos como facas, panelas e outros.

no cano

O setor de gás natural alcançou, em janeiro, 3,5 milhões de consumidor­es no país, segundo a Abegás (associação das distribuid­oras).

no caderno...

A fabricante brasileira de adesivos Plavitec comprou os direitos locais da marca Con-Tact, de propriedad­e do grupo americano Kittrich Corporatio­n.

...e na parede

Até então, a Con-Tact era a maior concorrent­e no segmento de adesivos escolares e decorativo­s. Juntas, passarão a deter mais de 60% do mercado brasileiro, segundo a Plavitec. O valor da transação não foi revelado.

chega...

A Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, não terá mais seu rating avaliado pela Fitch, de classifica­ção de risco. O órgão decidiu não renovar o contrato por razões comerciais, segundo relatório da agência de classifica­ção.

...de nota

A decisão foi tomada após o Banco Central deixar de exigir que agências de fomento contratem companhias de classifica­ção de risco de crédito para captar recursos externos, afirma a Desenvolve SP, em nota.

na mesma

“No momento da retirada, a perspectiv­a dos ratings da Desenvolve SP era estável, sem apresentar mudanças significat­ivas desde a última revisão, em 17 de dezembro de 2018”, diz a entidade.

posso ajudar?

A AeC, de contact centers, planeja investir R$ 30 milhões em novas unidades em São Paulo, segundo o presidente, Cássio Azevedo. Pascal Soriot diretor-executivo global da farmacêuti­ca AstraZenec­a

OBrasilján­ão demora muito mais que os EUA para aprovar remédios. A questão agora é acesso. A droga é aprovada, ótimo, mas alguém precisa pagar por ela. E aqui o processo é mais lento

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil