Folha de S.Paulo

Museu americano convida visitantes a repensar cena estereotip­ada de índios

- Ana Fota The New York Times, tradução de Clara Allain

No Museu Americano de História Natural, em Nova York, um diorama mostra um encontro imaginado no século 17 entre colonos holandeses e membros da comunidade indígena lenape, em Nova Amsterdã, a atual cidade de Nova York.

O diorama pretendia mostrar uma negociação diplomátic­a entre os dois grupos, mas há uma história diferente.

Na cena, os indígenas usam tapa-sexo e suas cabeças são enfeitadas com penas. No segundo plano veem-se mulheres lenape, nuas da cintura para cima e usando saias compridas. Elas andam de cabeça baixa, com ar submisso.

Diante de um moinho de vento estão dois holandeses totalmente vestidos. Um deles, Peter Stuyvesant, é o governador colonial dos Novos Países Baixos (colônia holandesa na costa leste dos EUA). Ele estende a mão em um gesto cordial para receber oferendas trazidas pelos lenape.

Críticos dizem que o diorama mostra uma hierarquia cultural, não uma troca. Diretores do museu sabiam dessas implicaçõe­s há algum tempo, e agora as estão corrigindo.

Criada em 1939, a cena é cheia de imprecisõe­s históricas e clichês de indígenas, disse Bradley Pecore, historiado­r visual. “Os estereótip­os são problemáti­cos e poderosos. Eles moldam a compreensã­o que se tem dos indígenas.”

Há um ano, o museu pediu a ajuda de Pecore para resolver o problema.

A solução está escrita no vidro que protege o quadro. A cena permanece intacta, mas agora há dez rótulos sobre a estrutura explicando seus problemas. Eles foram redigidos após um processo de pesquisa que levou quase um ano. O maior enunciado convida visitantes a reconsider­ar a cena.

Os textos dizem que, se a cena fosse historicam­ente correta, os membros da comunidade indígena estariam vestidos com roupas de pele e usando enfeites que assinalava­m car- gos de liderança. Canoas teriam sido vistas na água ao lado dos navios europeus.

As mulheres não usariam saias pouco práticas que arrastavam no chão. E algumas provavelme­nte teriam participad­o das negociaçõe­s, já que as mulheres lenape geralmente exercem papéis de liderança.

Enquanto o diorama original identifica­va apenas Stuyvesant pelo nome, os novos textos referem-se também a Oratamin, um líder indígena.

As mudanças ocorrem após três anos de protestos do movimento Decolonize This Place (descoloniz­em este lugar).

 ?? Sakis Mitrolidis/AFP ?? BICO FECHADO Funcionári­a de parque em Kerkini, na Grécia, segura pelicano durante processo de reintegraç­ão à natureza de aves ameaçadas de extinção
Sakis Mitrolidis/AFP BICO FECHADO Funcionári­a de parque em Kerkini, na Grécia, segura pelicano durante processo de reintegraç­ão à natureza de aves ameaçadas de extinção
 ??  ?? Museu convida visitantes a ‘reconsider­ar a cena’ de encontro entre colonizado­res e indígenas Andrea Mohin/The New York Times
Museu convida visitantes a ‘reconsider­ar a cena’ de encontro entre colonizado­res e indígenas Andrea Mohin/The New York Times
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil