Folha de S.Paulo

BRASIL CONQUISTA MUNDIAL DE REVEZAMENT­O NO JAPÃO

Equipe nacional no 4x100 metros superou por 2 centésimos os britânicos, atuais campeões mundiais, e os americanos em competição bienal de revezament­o, em Yokohama

- Kazuhiro Nogi/AFP

Paulo André Camilo de Oliveira levou o Brasil ao título mundial no revezament­o masculino de 4x100 metros no IAAF World Relays, em Yokohama, no Japão, neste domingo (12), ao terminar à frente dos quartetos de Estados Unidos e da equipe britânica, campeões mundiais.

O time brasileiro, formado por Rodrigo Nascimento,24 , Derick Silva, 21, Jorge Vides, 26, e Paulo André,20, anotou 38s05, numa diferença de dois centésimos de segundo da equipe dos EUA, que contava com Justin Gatlin. Foi a menor margem de vitória da história da competição.

Veterano, Gatlin é campeão olímpico e mundial em provas de 100 metros, mas já está com 37 anos. Depois dele, seu colega Noah Lyles é quem tem os melhores resultados da equipe americana, mas com ape- nas o 27º tempo da temporada nos 100 m.

O IAAF World Relays é um torneio com provas de revezament­o disputado desde 2014 e está em sua quarta edição — de 2015 para cá, passou a ser bianual. O evento deste ano é o primeiro realizado no Japão depois que as três primeiras edições foram disputadas nas Bahamas.

Com o resultado conquistad­o em Yokohama, o Brasil garantiu uma vaga no Mundial de Atletismo que acontece em Doha, no Qatar, no próximo mês de setembro.

“A gente conseguiu ser campeão mundial e ninguém tira isso da gente”, afirmou o velocista brasileiro­s Paulo André, responsáve­l por fechar o revezament­o neste domingo e melhor velocista brasileiro no ranking da Federação Internacio­nal de Atletismo, dono do quinto tempo (10s02).

O Brasil tem tradição em provas de revezament­o. Na Olimpíada de Sidney, em 2000, a equipe nacional dos 4x100m foi medalha de prata. Brasileiro­s conquistar­am dois bronzes, um em Atlanta-1996 e o outro em Pequim-2008.

Rodrigo Nascimento, um dos brasileiro­s campeões mundiais no Japão, acredita que há o que melhorar de olho na competição em Doha, daqui a quatro meses.

“Foi uma prova boa, acertamos os detalhes que faltavam, e agora é focar em correr a prova individual mais baixo, para conseguirm­os melhorar ainda mais nos revezament­os”, afirmou Nascimento.

Assim como na prova masculina, dois centésimos de segundo também separaram as duas principais equipes no revezament­o 4x100m feminino, com os Estados Unidos superando a Jamaica e assegurand­o classifica­ção para o campeonato mundial. A equipe brasileira ficou na quarta colocação na prova.

Nos 4x200m, os americanos ficaram com o título masculino. Já no feminino, a equipe da França garantiu a vitória no torneio do Japão.

 ??  ??
 ??  ?? Paulo André fechou o revezament­o brasileiro
Paulo André fechou o revezament­o brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil