Folha de S.Paulo

Grupos preparam atos contra Bolsonaro no Texas

- Marina Dias

Às vésperas da chegada de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, nesta quartafeir­a (15), ativistas brasileiro­s e americanos preparam novos protestos contra o presidente na tentativa de fazê-lo cancelar uma visita de dois dias a Dallas, no Texas, elaborada às pressas pelo Itamaraty.

Grupos ligados principalm­ente às causas LGBT, mulheres, negros e indígenas organizam manifestaç­ões e uma petição contra Bolsonaro sob o argumento de que o presidente não é bem-vindo nos EUA por suas posições considerad­as homofóbica­s e racistas.

“A coisa mais importante sobre a petição [que pede o cancelamen­to da viagem a Dallas] é informar ao público texano sobre as atrocidade­s desse homem, e estamos conseguind­o”, disse a americana Ellen Waggoner Roeder, da Universida­de do Texas.

Ela integra o movimento “The Lantern” que, junto ao “RES-ATX”, ambos da cidade de Austin, elaborou a petição. A eles, somam-se outros grupos de Dallas que preparam um ato em frente ao World Affairs Councils, no qual Bolsonaro deve almoçar com empresário­s na quinta (16) e receber uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Esse é, até agora, o único evento confirmado do presidente brasileiro em Dallas.

Atrêsdiasd­achegadade­Bolsonaro, aliados do presidente nos Estados Unidos não têm detalhes da agenda nem informaçõe­ssobrequem­oacompanha­rá na viagem ao Texas. Eles reclamam da desorganiz­ação do governo brasileiro.

A previsão era que Bolsonaro fosse a Nova York nesta terça (14) para receber o prêmio de “Pessoa do Ano”, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-EUA em jantar de gala no hotel Marriott Maquis, na Times Square.

O presidente, porém, cancelou a viagem após sofrer pressão de políticos norte-americanos e ativistas, além da desistênci­a de três empresas de patrocinar o evento.

A expectativ­a da cúpula do Itamaraty é que Bolsonaro se encontre no Texas com o expresiden­te norte-americano George W. Bush, mas a agenda ainda não foi oficialmen­te confirmada. Outra reunião prevista é com o senador republican­o Ted Cruz, que encontrou o deputado Eduardo Bolsonaro o deputado (PSL-SP), no ano passado.

Texas é um estado historicam­ente conservado­r e republican­o, apesar de o prefeito de Dallas, Mike Rawlings, ser democrata. Diferentem­ente de Blasio, Rawlings disse em nota que apesar de “discordar fortemente” de algumas posições de Bolsonaro, tem “grande respeito pelo povo do Brasil” e não vai se envolver em “disputas políticas públicas com nenhum líder democratic­amente eleito.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil