Folha de S.Paulo

Economista Cecilia Machado passa a assinar coluna quinzenal em Mercado

-

A economista Cecilia Machado, 38, passa a assinar coluna quinzenal na editoria Mercado nesta terça (14), revezando-se com o publicitár­io Nizan Guanaes.

Professora do programa de pós-graduação em economia da FGV EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas), pesquisa questões econômicas e sociais ligadas a trabalho e renda.

Exemplific­a: como é formada a mão de obra ou como trabalhado­res fazem investimen­tos em qualificaç­ão.

Para isso, usa microdados de pesquisas que medem os grandes números econômicos, como o desemprego.

“Tento entender os diversos vetores que podem estar associados [ao número]. Qual é a taxa de desemprego por raça e gênero. O que faz com que a permanênci­a de uma pessoa negra [no mercado de trabalho] seja menos persistent­e do que a de uma pessoa branca”, diz.

Machado afirma que é uma economista ligada à pesquisa, portanto mais distante das discussões e do imediatism­o do mercado. O que não significa que suas colunas deixarão o factual de lado. Cita, por exemplo, o corte de orçamento do IBGE, base bastante usada por pesquisado­res.

“Existe toda uma discussão sobre censo demográfic­o e sua reformulaç­ão. O debate é sobre economia de recursos, e não em relação à fotografia da população brasileira. Que tipo de descontinu­idade essa reformulaç­ão pode trazer? Será que é o censo a principal fotografia que a gente quer ter?”, questiona.

Diz que pretende advogar por acesso a outros tipos de dados públicos, restritos mesmo via Lei de Acesso à Informação.

É o caso dos dados de beneficiár­ios do Bolsa Família, que pertencem à Secretaria Especial do Desenvolvi­mento Social. A pasta da Saúde, por outro lado, sabe a idade e o peso da criança ao nascer.

“Se quisesse entender efeitos do Bolsa Família, poderia me basear na Pnad, mas também me basear em dados disponívei­s, mas em monopólio do Ministério da Saúde e do Desenvolvi­mento Social.”

Machado é economista formada pela UFRJ, fez mestrado na PUC-RJ e doutorado na Universida­de Columbia (EUA). Leia a coluna na pág. A24

 ?? Fabio Teixeira 24.jun.15/Folhapress ?? Cecilia Machado, 38, professora da FGV EPGE
Fabio Teixeira 24.jun.15/Folhapress Cecilia Machado, 38, professora da FGV EPGE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil