Folha de S.Paulo

Moro promete medida para vender bens de traficante­s

- Ricardo Della Coletta

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta terça (14) que o governo vai apresentar medida provisória para facilitar a venda de bens confiscado­s em processos envolvendo tráfico de drogas.

“Estamos com MP no forno, para apresentar ao Congresso, que traz medidas pontuais relacionad­a à gestão de ativos no âmbito do tráfico de drogas, para facilitar a venda de bens pela Senad [Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas]”, disse Moro, em evento com autoridade­s francesas no Ministério da Justiça.

Segundo ele, a ideia da MP é facilitar o uso desses recursos mesmo “antes do fim do trânsito em julgado”. “A taxa de reversão das condenaçõe­s é muito pequena. E qualquer reversão o dinheiro pode ser devolvido, se for o caso.”

Durante sua intervençã­o no seminário chamado “Diálogos Brasil-França: persecução penal e gestão de ativos”, Moro não fez referência­s às declaraçõe­s do presidente Jair Bolsonaro, que no fim de semana disse que assumiu compromiss­o de indicá-lo para o STF.

Moro afirmou ainda que redirecion­ou a atuação da Senad no ministério para que a estrutura tenha como foco a “gestão, administra­ção e venda de ativos criminosos.” “A Senad passava por dificuldad­es e estava mais focada no atendiment­o a problemas de dependente­s químicos, na recuperaçã­o desses dependente­s.”

O ex-juiz voltou a defender seu pacote de combate ao crime organizado. Está nele o confisco alargado, que permite a decretação da perda dos bens obtidos em atividade criminosa. “Não é proposta extravagan­te, existe em leis estrangeir­as.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil