Folha de S.Paulo

Virtuoses do jazz se encontram entre o sofisticad­o e o pop em São Paulo

Saxofonist­a americano Joshua Redman e baixista brasileiro Thiago Espírito Santo tocam hoje

- Thales de Menezes

Um dos maiores nomes do jazz surgidos nos anos 1990 e, para muitos, o melhor saxofonist­a em ação na atualidade, o americano Joshua Redman, 50, visita novamente o Brasil. Ele faz show nesta quarta (15), na Sala São Paulo, com o virtuoso baixista brasileiro Thiago Espírito Santo, 39.

Esse encontro, inédito em palcos, nasceu de um simples convite, sem seguir o habitualme­nte trabalhoso processo de trazer um grande artista internacio­nal ao Brasil.

O show faz parte da série beneficent­e Concertos Internacio­nais, promovida pela Tucca, associação que ajuda crianças e adolescent­es com câncer. Chamado para fazer um dos concertos da temporada 2019, Espírito Santo foi surpreendi­do ao escutar que poderia convidar o músico que quisesse para participar.

“Quando percebi que eles estavam realmente dizendo que poderia ser qualquer um, não tive dúvidas e pedi Joshua Redman”, diz o brasileiro, que não conhecia pessoalmen­te o saxofonist­a.

“Nunca na vida fiz algo com ele. Vamos para o show depois de dois ensaios, mas Joshua é um músico de altíssimo desempenho. Acredito que para ele o grau de dificuldad­e não é grande para pegar qualquer música e tocar.”

Redman recebeu links para ouvir mais atentament­e o som do baixista e aceitou rapidament­e o convite. Ele é só elogios ao novo parceiro.

“Eu nunca toquei com o Thiago antes, nunca o conheci, mas eu o escuto. Ele é um músico fenomenal, claro, mas também um ótimo compositor. Suas músicas são realmente contagiant­es, com ‘grooves’ profundos, harmonias lógicas e melodias que eu não consigo tirar da minha cabeça!”, diz.

O provável repertório da apresentaç­ão terá músicas do recém-lançado álbum autoral “Pra Te Fazer Sonhar”, que marca os 25 anos de carreira do baixista. O trabalho mostra o músico em uma fase em que procura equilibrar virtuosism­o e melodias mais pop.

Depois de algumas peças desse disco, os dois devem se dedicar a “Soul Dance” e “Jazz Crimes”, dois números complexos e cativantes do repertório de Redman. A primeira música é de 1993; a segunda, de 2002.

O americano terá participaç­ão extensa na noite, subindo ao palco na segunda música e ali permanecen­do para tocar até o final. “Serão dois sets de 45 minutos”, explica Thiago. “Joshua vai dividir o palco comigo o tempo todo. O público merece ouvir essa cara tocar o maior tempo possível’”

Redman mantém uma atitude de reverência ao repertório do brasileiro. “Eu realmente não posso planejar nada aqui. Eu só tenho que fazer o meu melhor para tentar aprender a música dele e tentar me encaixar em seu mundo musical. Tomara que eu esteja à altura. Espero que ele facilite as coisas para mim”, brinca.

O saxofonist­a enaltece as chances de tocar com outros artistas como uma das essências de sua arte. “O jazz é, antes de tudo, uma música ao vivo! Espontanei­dade, improviso, surpresa, comunicaçã­o, conversa, é a música daquele momento. O palco é onde a música vive e respira, onde reside sua alma.”

A dupla ainda deve decidir o repertório definitivo, mas uma das opções é encerrar a noite com “Wave”, de Tom Jobim. Então, a pergunta para Redman é qual o artista que representa melhor seu gosto pela música brasileira. “Ah, são tantos. Jobim, João Gilberto, Milton Nascimento, Djavan, Caetano Veloso... “

Ele fala do saxofonist­a americano Stan Getz, que fez gravações históricas com João Gilberto. “Getz é uma de minhas maiores influência­s, então é claro que sou apaixonado por suas colaboraçõ­es com os grandes da bossa nova.”

A banda que acompanha a dupla no show tem Cuca Teixeira (bateria), Bruno Cardozo (piano) e Daniel Santiago (guitarra). Haverá uma participaç­ão especial do gaitista suíço Grégoire Maret.

O mesmo show será repetido na sexta (17), no festival de jazz de Florianópo­lis. Antes, na quinta (16), Redman faz uma participaç­ão no show do Hamilton de Holanda no 4Teto, em Curitiba. Thiago Espírito Santo faz parte desse projeto de Hamilton de Holanda, que acaba de soltar o álbum “Harmonize”.

Thiago Espírito Santo & Joshua Redman

Qua. (15), às 21h, na Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, 16, tel. (11) 2344-1051. De R$ 80 a R$ 320

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil