Folha de S.Paulo

Desafios do país vão dos Poderes às ruas, dizem pesquisado­res

- Walter Porto

Diagnostic­ar crises e aventar soluções para a democracia brasileira, como propõe o seminário que celebra os 50 anos do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamen­to), exige perpassar áreas que vão do topo da macropolít­ica ao chão da mobilizaçã­o social.

Os debates desta quarta (15), à altura desta ambição, colocaram em pauta os conflitos entre Poderes que, para o cientista político Fernando Limongi, estão no cerne da estrutura constituci­onal brasileira.

Segundo ele, o fortalecim­ento dos Poderes Executivo e Judiciário, heranças do período autoritári­o, abriu espaço para um ativismo judicial no qual o Supremo Tribunal Federal tem se outorgado a prerrogati­va de interferir no funcioname­nto dos outros Poderes.

Um exemplo foi quando decidiu contra uma medida que criava cláusula de barreira contra legendas nanicas. “Partidos que estavam preparados para desaparece­r receberam do Supremo a vida eterna”, afirmou.

As instituiçõ­es brasileira­s, como lembrou Maria Hermínia Tavares de Almeida, cientista política e colunista da Folha, vêm amargando período de impopulari­dade. Segundo ela, o parco apoio à democracia pode ser mobilizado de forma positiva ou negativa pelas lideranças do país.

A cientista política chama de “oposições desleais” aquelas que não têm compromiss­o com o jogo democrátic­o e podem fazer de tudo para minálo —como, segundo ela, pode ser o caso do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A relação com as ruas é uma peça fundamenta­l do tabuleiro de qualquer governante, como lembraram os sociólogos Adrian Lavalle e Angela Alonso. Se o ex-presidente Lula foi hábil em incorporar movimentos sociais, Dilma falhou em manter esse diálogo vivo.

Já para o sociólogo Alvaro Comin, o problema mais difícil de resolver no Brasil “é uma elite econômica que não tem interesse no desenvolvi­mento do país”.

O seminário de 50 anos do Cebrap segue no Sesc Vila Mariana nesta quinta (16).

 ?? Marlene Bergamo/Folhapress ?? O cientista político Fernando Limongi
Marlene Bergamo/Folhapress O cientista político Fernando Limongi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil