Folha de S.Paulo

Bovinos errantes destroem plantações e causam perdas

-

Um efeito colateral do endurecime­nto das medidas contra o abate é a epidemia de vacas errantes. Na zona rural, onde vive 66% da população, os animais que vagam pelos campos se transforma­ram em um pesadelo.

Eles pisoteiam plantações, compromete­ndo as colheitas. Muitos agricultor­es passam a noite em claro, vigiando os campos e espantando as vacas com pedras. A maioria não tem dinheiro para comprar arame farpado, cujo preço explodiu.

Antes, quando os animais deixavam de produzir leite, muitos os vendiam para abatedouro­s ou comerciant­es, normalment­e muçulmanos, que não os consideram sagrados. Esses, por sua vez, exportavam a carne ou o couro para Bangladesh —era ilegal, mas o governo fazia vista grossa.

Agora, as vacas não são mais vendidas. Para não ter que alimentá-las, agricultor­es simplesmen­te as soltam. Por ano, 3 milhões delas deixam de produzir leite.

Um porta-voz do BJP disse à Reuters que o governo está apenas cumprindo a lei ao fechar abatedouro­s clandestin­os e combater os contraband­istas, e que o objetivo não é prejudicar os agricultor­es.

Uma opção seria deixar as vacas nos abrigos, os gaushalas —mas há apenas 1.821 no país, e a maioria em condições precárias, levando muitos animais a morrer de fome.

Não só agricultor­es e muçulmanos são afetados. Os dalits, que pertencem à casta mais baixa, tradiciona­lmente comerciali­zam o couro dos animais mortos. Além disso, dalits e muçulmanos pobres comiam carne de vaca, mais barata.

No final, a explosão no número de vacas errantes no campo pode afetar o apoio de Modi bem no chamado “cinturão da vaca”, bloco de estados da região norte que rende milhões de votos cativos ao BJP.

Na última eleição, em 2014, a sigla levou 73 dos 80 assentos de Uttar Pradesh, o estado mais populoso da Índia — com 204 milhões de habitantes, tem quase a população de todo o Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil