Folha de S.Paulo

Com braçadeira de capitão sob risco, Neymar antecipa chegada à seleção

- Diego Garcia e Marcos Guedes

A CBF confirmou nesta sexta-feira (24) que Neymar deverá se apresentar à seleção brasileira antes do que estava previsto no planejamen­to da equipe.

O atacante chegaria à Granja Comary, em Teresópoli­s (RJ), onde o time se prepara para a Copa América, na terça-feira (28), mas antecipou sua viagem para o Brasil e é esperado que ele se apresente neste sábado (25).

O atacante do PSG conversou com o diretor de seleções, Edu Gaspar, e pediu para chegar antes do previsto ao local onde a equipe treina.

Segundo a imprensa francesa, o jogador foi liberado pelo clube do treino desta quinta-feira (23) para viajar ao Rio de Janeiro. No entanto, o técnico Thomas Tuchel não foi avisado e reclamou.

“Neymar foi liberado? Não, não por mim. Não é uma decisão esportiva, então não cabe a mim decidir liberá-lo ou não”, afirmou Tuchel.

Com isso, o atleta vai antecipar também a conversa com a comissão técnica da seleção brasileira. Tite o aguarda para falar sobre as atitudes recentes do jogador, como a agressão a um torcedor após derrota para o Rennes na final da Copa da França.

O atleta também criticou companheir­os mais jovens de equipe em entrevista, fato que também será mencionado por Tite na conversa. O treinador aguarda sua chegada a conversa para definir se ele será capitão da seleção na competição continenta­l.

Nesta sexta-feira (24), o volante Allan se apresentou. Além dele, estão no centro de treinament­o Ederson, Casemiro, Filipe Luis, David Neres, Richarliso­n, Fernandinh­o e Gabriel Jesus.

Em entrevista coletiva nesta sexta, o goleiro Ederson confirmou, sem querer, o atacante Neymar como capitão da seleção brasileira.

“Tite já falou que ele vai ser o capitão, então ele é o capitão. É um dos mais experiente­s, junto com Thiago Silva, Miranda, Fernandinh­o... Pode puxar isso da gente. Daniel Alves também, tem bagagem de seleção brasileira muito grande”, disse Ederson, em entrevista coletiva na Granja Comary.

Questionad­o se o treinador havia dado essa informação ao elenco nos últimos dias, o jogador voltou atrás, mas continuou apostando no camisa 10 como capitão.

“Creio que seja o Neymar. Pelos últimos amistosos, ele foi o capitão. Mas se for ou não, vai ter a mesma responsabi­lidade dentro de campo.”

Após a convocação, na última sexta-feira (17), Tite não quis confirmar se Neymar será o capitão do time.

“Entendo a pergunta. Mas vou falar com Neymar antes. Não por telefone, conversar pessoalmen­te. Não vou falar disso por enquanto, porque vou falar com o Neymar antes de falar com vocês”, disse Tite, na ocasião.

Caso decida não dar a braçadeira a Neymar, Daniel Alves, 36, aparece como provável capitão. A experiênci­a do jogador, que deve ser titular na ala direita, e também sua relação forte de amizade com o camisa 10 são vistas como importante­s para não causar mal-estar por tirar a faixa do principal jogador do elenco.

O atacante virou o capitão da seleção de Tite após a Copa do Mundo da Rússia. Na competição, o técnico optou por realizar um rodízio. Marcelo, Miranda e Thiago Silva receberam a faixa. Daniel Alves também participar­ia do revezament­o, mas foi cortado antes do torneio por conta de lesão no joelho esquerdo.

 ?? Mauro Pimentel/AFP ?? O goleiro Ederson faz defesa durante treino da seleção em Teresópoli­s
Mauro Pimentel/AFP O goleiro Ederson faz defesa durante treino da seleção em Teresópoli­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil