Folha de S.Paulo

Maquete que reconstrói Roma Antiga levou 35 anos para ser feita

-

Do que um dia foi a mais cidade mais poderosa do mundo, hoje só restam ruínas.

Mas foi com a ajuda desses escombros e de mapas do século passado que o arqueólogo italiano Italo Gismondi conseguiu reconstrui­r a paisagem de Roma no século 4 d.C., quando a cidade atingiu seu maior tamanho sob o comando de Constantin­o I.

Gismondi dedicou-se durante 35 anos neste projeto para conseguir montar a maquete, feita em gesso, com pouco mais de 16 metros de compriment­o e escala de 1:250.

O projeto foi encomendad­o em 1933 pelo ditador italiano Benito Mussolini (1883-1945) para comemorar o nascimento de Augusto (63 a.C.) —fundador do Império Romano.

Para conseguir alcançar tamanha precisão, o arqueólogo usou um mapa feito pelo arqueólogo italiano Rodolfo Lanciani, em 1901, para montar o núcleo principal da cidade. Já as habitações residencia­is e outros locais sem vestígios arqueológi­cos foram criados a partir de modelos de construçõe­s antigas.

Conhecida como “Plastico di Roma Imperial e”(m aquete da Roma Imperial, em tradução livre ), a maquete foi finalizada em 1971 e está em exposição no Museu da Civilizaçã­o Romana, em Roma.

É considerad­a uma das referência­s mais importante­s da Roma Antiga e foi usada, inclusive, pelo diretor britânico Ri dl eyScott para filmar algumascen­as do filme“Gladiador ”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil