Folha de S.Paulo

Lulu Santos jorra romantismo em álbum sobre seu relacionam­ento

União de um ano com Clebson Teixeira guia o disco ‘Pra Sempre’, com faixas que lembram sucessos dos anos 1980

- Thales de Menezes O jornalista viajou a convite da Universal

Para quem é conhecido como o último romântico, nome de um de seus maiores hits, de 1984, lançar um disco que é uma louvação explícita ao amor não deveria surpreende­r. O que impression­a é a intensidad­e dessa declaração de Lulu Santos.

“Pra Sempre” chega às plataforma­s digitais no momento em que o cantor completa um ano de um relacionam­ento exposto de maneira escancarad­a nas redes sociais. Afinal, começou nelas. Lulu, 66, conheceu Clebson Teixeira, 27, pelo Instagram. E é possível pinçar referência­s à parceria dos dois em todo o álbum.

Há versos claros sobre a reação do casal diante de comentário­s recriminat­órios. Primeira canção da safra a sair, em agosto do ano passado, “Orgulho e Preconceit­o” não poderia ter versos mais diretos: “Esta canção é pra você nunca mais ter que sussurrar quando diz que me ama/ Pra te libertar de todo julgamento alheio/ Pra você poder dizer sem receio: te amo”.

“As músicas foram aparecendo no decorrer dessa nossa história”, conta Lulu. “Fala do começo, que é o encantamen­to, o instintivo, que está da música ‘Tão Real’, até a canção ‘Pra Sempre’, feita agora, há três meses, chegando com a ideia de a gente morar junto.”

“Gritos e Sussurros”, com cara de hit, e “Hoje em Dia” foram apresentad­as também no ano passado, em performanc­es no programa The Voice Brasil, no qual ele é um dos jurados desde 2012. As três canções já foram incorporad­as ao repertório de seus shows.

Lulu admite reconhecer semelhança­s entre as canções novas e as que lançou nos três primeiros álbuns, entre 1982 e 1984. “Elas têm a mesma voltagem emocional de ‘Como uma Onda’ ou ‘O Último Romântico’.” “Hoje em Dia”, com o verso “nosso amor virou notícia”, também retoma o humor sagaz do Lulu dos anos 1980.

Ele entregou a finalizacã­o das faixas a vários produtores. Além do parceiro de longa data DJ Meme, a lista conta com nomes como Theo Zagrae, Ruxell, Sergio Santos, Dudu Borges e o combo de produtores Head Media, que formavam o grupo de pop rock Cine.

“Entreguei a tarefa a outras pessoas que sabem fazer, porque é um talento que eu não tenho. Sobrou espaço para fazer o que eu sei, sem ficar cansado do meu próprio álbum.”

A faixa “Lava” foi gravada com o grupo O Terno. Lulu continua em contato estreito com jovens que o obrigam a sair da zona de conforto.

“Música pop é música de juventude, feita por jovens e direcionad­a à juventude. Quem amadureceu nesse universo, como eu, pode ter uma forma de dar continuida­de a isso. As canções são mais importante­s do que as roupagens.”

Celebrado como exímio guitarrist­a, Lulu continua usando o instrument­o com comediment­o. Já tinha feito isso no disco dedicado ao repertório de Rita Lee, quando minimizou as guitarras. “Eu virei um guitarrist­a funcional. Há algum tempo o Brian Eno disse que a música eletrônica, sequenciad­a, retira do criador o fardo da execução, essa obsessão de tocar sempre bem. Você não precisa se preocupar, precisa ter boas ideias.”

Para ele, há mais de 30 anos se faz música com pedaços de outras já gravadas. “O pop é um comentário sobre a sociedade e o que já foi feito.” Uma música fragmentad­a, consumida de forma fragmentad­a. “Na década de 1970, você tinha tempo de ouvir um álbum duplo de ponta a ponta. Dava tempo de ficar chapado, dormir e acordar para ouvir de novo. A vida hoje não permite mais.”

Das 11 faixas de “Pra Sempre”, 9 são inéditas. As outras são um remix de “Radar”, petardo de som black setentista que abre e fecha o álbum, e a cover de “The Look of Love”, clássico escrito por Burt Bacharach e Hal David em 1967, que combina com o espírito romântico do disco.

Lulu vai levar “Pra Sempre” à estrada, começando em 1º de junho, em Belo Horizonte. Depois segue para o Rio de Janeiro, com shows nos dias 28 e 29. Em São Paulo, o repertório será mostrado no dia 6 de julho, no Credicard Hall.

Para ele, escolher o repertório do show é uma tarefa que faz com prazer. “Eu devo a minha carreira às canções que as pessoas escolheram para suas próprias vidas.”

Pra Sempre

Artista: Lulu Santos. Gravadora: Universal Music. Disponível nas plataforma­s digitais

 ?? Leo Aversa/Divulgação ?? Lulu Santos, que lança o álbum ‘Pra Sempre’
Leo Aversa/Divulgação Lulu Santos, que lança o álbum ‘Pra Sempre’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil