Folha de S.Paulo

são roque

- Leonardo Sanchez

• vinho

Sabores adocicados, aroma artificial e garrafões já não caracteriz­am mais o vinho produzido em São Roque. A cerca de 70 km de São Paulo, a cidade outrora conhecida pela baixa qualidade da bebida deu a volta por cima graças a um punhado de famílias que investiram com afinco em sua vocação enogastron­ômica.

Tanto que, pela primeira vez, São Roque aparece como destino preferido dos paulistano­s para beber vinho, ao lado do Chile.

A transforma­ção foi encabeçada pela Vinícola Góes, que nos últimos anos tem conquistad­o prêmios com rótulos como o Philosophi­a. Hoje, a empresa familiar promove visitas à sua fábrica (o ano todo) e aos parreirais (em janeiro, maio e junho), além de cursos.

Mas o charme do passeio é dirigir por todos os 10 km de extensão da esverdeada estrada do Vinho, parando em outras vinícolas e armazéns que ilustram a paisagem. Aproveita melhor quem não está no volante, podendo degustar rótulos locais durante o percurso.

Um dos mais agradáveis pontos da rota é o Vila Don Patto, complexo gastronômi­co que reúne casas e lojas abastecida­s com seu próprio vinho. A joia ali é o restaurant­e português, com saborosas versões de bacalhau.

Entre uma taça e outra, surgem, além da estrada do Vinho, atrações não alcoólicas para incrementa­r a viagem. O relaxante hotel Quinta dy Engenho, por exemplo, é um destino à parte. Enraizado em um trecho de mata preservada, tem spa, trilha, piscinas e a simpática companhia de saguis. Para antagoniza­r, o Ski Mountain Park atrai quem busca por adrenalina com pista de esqui e de snowboard.

 ??  ?? Uvas da Vinícola Góes
Uvas da Vinícola Góes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil