Folha de S.Paulo

Ajuste fino

PROSA

-

A demissão do general Carlos Alberto dos Santos Cruz dividiu opiniões no setor privado. No calor da notícia, nesta quinta (13), empresário­s se questionav­am se a decisão de Bolsonaro seria o prenúncio de um conflito aberto com um dos eixos de pragmatism­o de seu governo. Os mais otimistas, no entanto, atenuaram: embora a demissão seja interpreta­da como sinal da pressão dos filhos e do guru Olavo de Carvalho, pode ter sido apenas um ajuste consciente e calculado.

equipe Quando Bolsonaro montou seu time, no início do governo, não tinha nenhuma experiênci­a anterior de poder. Na opinião de um grande empresário, é natural que, após quase meio ano na chefia, o presidente mude a equipe para adequá-la a seu perfil.

nova lua de mel A saída de Santos Cruz desagradou a empresário­s em geral, mas a baixa foi relevada. Talvez porque, no início desta semana, Bolsonaro tenha reconquist­ado o coração do empresaria­do no jantar na casa de Paulo Skaf (Fiesp), em São Paulo.

brasil vs. alemanha Durante o evento, o ministro Paulo Guedes agradou aos convidados ao brincar que, se a moeda única do peso real for criada, o Brasil será a Alemanha, em referência à força do euro.

no prazo Encerra nesta sexta (14) o prazo para bancos e fintechs apresentar­em as suas propostas de como funcionará o open banking no país, um dos esforços para elevar a competição no setor. Em seguida, será feita a consulta pública para as regras de troca de informaçõe­s financeira­s, sempre a pedido do cliente.

desconcent­rado O compartilh­amento de dados começa pelos grandes bancos, no segundo semestre de 2020. Executivos do setor andam reclamando que o prazo é curto.

aula Diante da previsão de paralisaçã­o de professore­s nesta sexta (14), o IFL-SP (Instituto de Formação de Líderes), grupo de defensores do liberalism­o, vai fazer uma “aula livre”, aberta para alunos que não terão compromiss­o. O presidente do grupo, Georges Ebel, vai dar palestra.

em casa A BRF iniciou campanha para lembrar funcionári­os de que todos os que viajarem ao exterior estarão proibidos de entrar em instalaçõe­s da empresa por 72 horas após o retorno. A medida é praticada desde 2015, mas voltou à pauta após a peste suína na China.

web A Wibx, criptomoed­a focada no varejo, levou para o seu time o especialis­ta em inovação Guga Stocco.

avançou Aguardado desde o fim da gestão de Michel Temer, o Plano Nacional de Internet das Coisas chega à etapa final. Nesta sexta (14), Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, assina o texto que será enviado à Casa Civil, para análise de Jair Bolsonaro.

nas estrelas Com cifras para lá de otimistas, estimadas em até R$ 172 bilhões em impacto econômico à indústria, o encaminham­ento do plano era uma das metas de 200 dias da gestão do astronauta Pontes.

plano A ideia é estimular negócios e atrair investimen­tos que promovam a conexão entre máquinas, especialme­nte com a chegada do 5G. A legislação flexibiliz­a impostos para setores de tecnologia.

vazajato Quando lhe foi perguntado sobre o incidente de segurança com Sergio Moro, Pontes ensaiou resposta, mas a assessoria encerrou a entrevista, sem direito a despedida.

A Huawei está instalada em muitas das nossas infraestru­turas de telecomuni­cações. A decisão [de mantê-la no país] é do presidente, mas trabalhamo­s com fatos e dados Marcos Pontes, ministro de Tecnologia, sobre as recentes restrições à chinesa

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil