Folha de S.Paulo

Violência marca dia de paralisaçã­o nas principais capitais

Em SP, dez foram detidos sob suspeita de incendiar carro; no PR, integrante do MST levou tiro de borracha no rosto

- José Lucena/Futura Press/Folhapress Jardiel Carvalho/Folhapress Paula/Código19/Agência O Globo

Tiro de borracha no rosto de um manifestan­te, pessoas atropelada­s, prisões, depredaçõe­s e hostilidad­e à imprensa marcaram o dia de greve geral nas principais capitais do país. Em São Paulo, trens e ônibus funcionara­m, mas muitos veículos ficaram lotados devido à paralisaçã­o no metrô.

rio de janeiro, curitiba, porto alegre, recife, salvador e

são paulo Tiro de borracha no rosto de um manifestan­te, pessoas atropelada­s, prisões, depredaçõe­s, bombas e hostilidad­e à imprensa marcaram nesta sexta-feira (14) o dia de greve nas principais capitais do país.

No Rio de Janeiro, um motorista atropelou manifestan­tes numa avenida em Niterói. Duas professora­s e três estudantes ficaram feridas.

A roda do carro passou por cima da perna de uma das professora­s e um dos estudantes teve escoriaçõe­s no braço. Parte dos vidros do carro foi quebrada, e o motorista fugiu. A polícia disse que tenta identifica­r o autor do crime.

Na capital fluminense, o clima ficou mais tenso no começo da noite. Um manifestan­te soltou fogo de artifício e a Polícia Militar lançou bombas de gás lacrimogên­eo.

Depois da correria, a manifestaç­ão se dispersou, mas grupos de policiais continuara­m avançando na via, a pé, a cavalo, em motos e em carros.

Manifestan­tes que restaram reclamavam da atuação. Uma mulher que gritava contra policiais acabou sendo atingida por gás de pimenta no rosto.

Em São Paulo, a PM lançou balas de borracha e bombas de gás lacrimogên­eo em manifestan­tes na esquina da Paulista com a Consolação.

A ação provocou tumulto. Grupos correram para a estação Higienópol­is-Mackenzie, da linha 4-amarela do metrô.

Perto da USP, na região do Butantã (zona oeste), dez estudantes foram detidos sob suspeita de incendiar um carro.

Eles foram autuados por associação criminosa, dano ao patrimônio e incêndio.

Há nove homens e uma mulher na carceragem do Deic (Departamen­to Estadual de Investigaç­ões Criminais). Os estudantes negam o crime e serão ouvidos neste sábado (15) em audiência de custódia.

Ao menos duas pessoas foram encaminhad­as ao Hospital Universitá­rio após serem atingidas por estilhaços de bomba de efeito moral.

PMs que acompanhav­am a manifestaç­ão disseram ao delegado Fabiano Barbeiro, da 6ª delegacia do patrimônio, que o carro furou o bloqueio e foi queimado em represália. Já os estudantes afirmaram que não estavam próximos do carro e não confirmara­m a versão de que o veículo avançou.

Barbeiro disse que trabalha com duas versões: uma segundo a qual uma pessoa teria sido intercepta­da pelos manifestan­tes, que queimaram o carro; a outra indicaria que manifestan­tes teriam levado o carro com o propósito de atear fogo.

A Folha procurou a Secretaria de Segurança Pública, mas não teve resposta.

No Paraná, Sandro de Lima, 44, integrante do MST (Movimento dos Trabalhado­res Sem Terra) foi atingido por um tiro de bala de borracha no rosto, em um protesto na região metropolit­ana de Curitiba. Ele foi internado com uma fratura na mandíbula, segundo a secretária da saúde.

Em Porto Alegre, a Brigada Militar (PM) prendeu 54 pessoas em um piquete numa garagem de ônibus.

Em Alvorada, na região metropolit­ana, um soldado ficou ferido na cabeça após levar uma pedrada de um manifestan­te.

Cerca de 30 micro-ônibus foram vandalizad­os em meio a paralisaçõ­es em Salvador. Não houve registro de feridos.

Momentos antes de o ato ser iniciado em Recife, manifestan­tes expulsaram uma equipe da Rede Globo que fazia a cobertura do protesto, no centro da cidade.

Aos gritos de “golpista” e “fora, fora”, um dos manifestan­tes chegou a puxar a cinegrafis­ta pela câmera.

Após o ocorrido, um pequeno grupo formado por integrante­s da UNE (União Nacional dos Estudantes) pediu desculpas às profission­ais e disse que a atitude não refletia a essência do movimento.

 ?? Eduardo Knapp/Folhapress ??
Eduardo Knapp/Folhapress
 ??  ?? 1 Passageiro­s com voos marcados em Cumbica caminham na rodovia Hélio Smidt até o aeroporto; 2 manifestan­tes ocupam rua no centro do Recife; 3 no Rio, ato terminou em confusão entre manifestan­tes e PM, que lançou bombas de gás lacrimogên­eo; 4 fogo na avenida Paulista, onde também houve conflito com forças policiais
1 Passageiro­s com voos marcados em Cumbica caminham na rodovia Hélio Smidt até o aeroporto; 2 manifestan­tes ocupam rua no centro do Recife; 3 no Rio, ato terminou em confusão entre manifestan­tes e PM, que lançou bombas de gás lacrimogên­eo; 4 fogo na avenida Paulista, onde também houve conflito com forças policiais
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil