Folha de S.Paulo

Bolsonaro diz que pode editar nova MP sobre bagagem

- Talita Fernandes

O presidente Jair Bolsonaro disse que avalia sancionar na íntegra a medida provisória que abre capital para as estrangeir­as. Para solucionar a questão de gratuidade das bagagens, o presidente disse que considera a possibilid­ade de editar uma nova MP para permitir que as empresas low cost (baixo custo) possam cobrar de seus passageiro­s.

A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (14), durante café da manhã com jornalista­s que cobrem o Palácio do Planalto, incluindo a reportagem da Folha.

Bolsonaro disse que a melhor decisão política —que agrada à população— seria manter a gratuidade, mas que, por uma avaliação econômica, o melhor seja restringir o direito de despachar malas sem custos. O prazo final para sanção é a próxima segunda-feira (17).

A medida provisória que abre 100% do setor aéreo ao capital estrangeir­o foi apresentad­a pelo governo de Michel Temer e aprovada pelo Congresso em maio. Entre os trechos do texto que será convertido em lei, consta o item sobre a gratuidade de bagagens.

As companhias aéreas no Brasil estavam autorizada­s a cobrar pela bagagem despachada desde dezembro de 2016, quando a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) editou uma resolução sobre o tema.

A medida provisória, agora, só depende da sanção do presidente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil