Folha de S.Paulo

VERDE PARA TODOS

Zona leste tem uma das maiores coberturas verdes da cidade e parques charmosos com estrutura de lazer completa, como Piqueri e Ceret

-

O verde é uma das cores predominan­tes na zona leste de São Paulo. A região possui 32 parques públicos, cinco deles integrante­s da lista dos dez maiores da cidade.

A presença da natureza e de espaços seguros para a prática de esportes e para o lazer é ingredient­e essencial para a qualidade de vida dos moradores dessa área da cidade.

O parque do Piqueri, com suas charmosas alamedas arborizada­s, recebe diariament­e visitantes que procuram os bancos sob a sombra das árvores para descansar e conversar. Também é bastante frequentad­o por praticante­s de corrida e caminhada.

O local, com cerca de 97 mil m2, oferece bicicletár­io, campo de futebol, quadras poliesport­ivas, playground e aparelhos de ginástica ao ar livre. Também abriga um Ponto de Leitura

O nome Piqueri faz alusão a uma tribo indígena que habitava a confluênci­a do ribeirão Taubaté com o rio Grande, hoje chamado de Tietê. O parque foi instalado no terreno de uma antiga chácara do conde Francisco Matarazzo, que, nos anos 1920, criava animais e fazia queijos no local. A casa da antiga sede teve sua arquitetur­a preservada.

DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA

Outro oásis na zona leste é o parque Ceret. Com 286.000 m² de área, guarda uma grande variedade de espécies da mata atlântica.

Além da vasta vegetação, ele conta com uma infraestru­tura completa de esportes e lazer. O Ceret disponibil­iza aos visitantes campo de futebol oficial, campo de futebol society, quadras de basquete, de vôlei, de tênis e poliesport­iva, pista de atletismo com local para arremesso de peso e disco, cancha de bocha, ginásio e sala de ginástica.

O parque também oferece pistas para caminhada e corrida e playground com brinquedos para crianças cadeirante­s. Bicicletas, skates e patins podem ser usados no bike park, área localizada próxima à entrada principal.

Uma das principais atrações do Ceret é a piscina de 100 m de compriment­o por 50 m de largura, uma das maiores da América Latina.

Os animais de estimação também contam com espaço próprio no parque onde podem brincar à vontade, com segurança.

Além dos grandes parques, a zona leste tem áreas pequenas e charmosas que são como o jardim de casa para muitos moradores. O parque Sabesp Mooca - Radialista Fiori Gigliotti é um deles.

O local oferece pista para corrida e caminhada, playground, aparelhos de ginástica, amplo gramado e uma longa rampa que garante acessibili­dade e cria um percurso lúdico suspenso em meio à vegetação.

 ??  ?? Parque Ceret
Parque Ceret
 ??  ?? Parque Ceret
Parque Ceret
 ??  ?? Parque do Piqueri
Parque do Piqueri
 ?? Alberto Rocha/Estúdio Folha ?? Parque do
Piqueri
Alberto Rocha/Estúdio Folha Parque do Piqueri
 ??  ?? Parque Ceret
Parque Ceret

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil