Folha de S.Paulo

Coleção tem viagem e mistério com ‘Morte no Nilo’

- Thales de Menezes

“Morte no Nilo”, lançado originalme­nte em 1937, é o quinto volume da Coleção Folha O Melhor de Agatha Christie. Nas bancas no próximo domingo (23), é um dos livros que fazem parte dos “guias de viagem e mistério”, como foram chamados alguns dos romances dela dos anos 1930.

Em 1928, a escritora viajou ao Iraque para visitar escavações em Ur, comandadas por um de seus melhores amigos, o arqueólogo Leonard Woolley. Ali ela conheceu e se apaixonou por um dos assistente­s de Woolley, o também britânico Max Mallowan.

Eles se casaram em 1930, e Agatha Christie passou a década seguinte acompanhan­do seu segundo marido em vários países, principalm­ente no Oriente Médio. Essas viagens provocaram a vontade de levar seu personagem mais marcante, o detetive belga Hercule Poirot, para lugares “exóticos”.

Veio dessa ideia um de seus livros mais famosos, “Assassinat­o no Expresso Oriente” (1934), no qual Poirot investiga um crime durante viagem do trem de luxo de Istambul a Paris. Em 1936, ela lançou “Morte na Mesopotâmi­a”, em que o detetive tem outro mistério a resolver, dessa vez num sítio arqueológi­co no Iraque.

“Morte no Nilo” também foi um grande sucesso, com a história de um crime que acontece durante a lua de mel de um casal milionário no Egito. Como sempre, Poirot está por perto e interrompe suas férias para investigar o crime, que tem por trás uma trama de paixão obsessiva.

Como “Assassinat­o no Expresso Oriente”, que teve duas adaptações de sucesso no cinema, “Morte no Nilo” também chegou às telas. Em 1978, John Guillermin dirigiu o filme que traz o ator inglês Peter Ustinov no papel de Poirot. O elenco tem grandes nomes: Mia Farrow, Jane Birkin, Bette Davis, David Niven e Maggie Smith. Uma nova versão será rodada neste ano, dirigida por Kenneth Branagh, pela segunda vez interpreta­ndo Poirot.

Há outros exemplares de aventuras de Poirot pelo mundo. No livro “Assassinat­o no Beco”, coletânea de quatro histórias curtas lançada em 1937, o detetive atua na ilha grega de Rodes, mais uma vez interrompe­ndo férias para trabalhar. A novela se chama “Triângulo de Rodes”. E Poirot vai a Jerusalém no romance “Encontro com a Morte”, de 1938.

 ?? Fotos Divulgação ?? Maggie Smith e Bette Davis no filme de 1978 baseado no livro ‘Morte no Nilo’, de Agatha Christie
Fotos Divulgação Maggie Smith e Bette Davis no filme de 1978 baseado no livro ‘Morte no Nilo’, de Agatha Christie

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil