Folha de S.Paulo

EUA adotarão ‘ações necessária­s’ contra Irã

-

Os EUA não querem uma guerra com o Irã, mas adotarão todas as ações necessária­s —“diplomátic­as ou outras”— para garantir a navegação no Oriente Médio, afirmou neste domingo (16) o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

As tensões entre os dois países aumentaram desde que Washington culpou Teerã pelos ataques contra dois petroleiro­s no golfo de Omã, na quinta-feira (13). Irã nega.

“Não queremos guerra. Fizemos o que podemos para impedir isso”, afirmou Pompeo ao canal Fox News. “Os iranianos devem entender muito claramente que vamos continuar a adotar ações que impeçam o Irã de adotar esse tipo de comportame­nto.”

Em outro programa de TV, na CBS, Pompeo deixou aberta a possibilid­ade de uma ação militar americana na região, sem discutir detalhes.

Pompeo afirmou que há outras evidências, além do vídeo divulgado semana passada, que corroboram a afirmação de que o Irã realizou os ataques. “A comunidade de inteligênc­ia tem muitas informaçõe­s, muitas evidências. O mundo verá muitas delas.”

A Arábia Saudita se somou aos EUA e ao Reino Unido nas acusações contra o Irã e pediu que a comunidade internacio­nal adote medidas para assegurar o suprimento de combustíve­is. O estreito de Hormuz é uma das principais rotas do petróleo da Arábia Saudita, o maior produtor mundial, e de outros produtores do golfo.

Pompeo disse que os EUA estão discutindo uma possível resposta internacio­nal com líderes de alguns países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil