Folha de S.Paulo

Bolsonaro quer imposto menor para celular importado

-

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou neste domingo (16) que o governo estuda uma redução nos impostos sobre importação de produtos de tecnologia da informação, como computador­es e celulares.

A alíquota poderia cair de 16% para 4%, afirmou.

Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o tema é objeto de estudo no Ministério da Economia para estimular competitiv­idade e inovação. O governo também vai avaliar, de acordo com o presidente, a possibilid­ade de redução de impostos para jogos eletrônico­s.

“Para estimular a competitiv­idade e inovação tecnológic­a, o governo estuda, via secretaria do Ministério da Economia, a possibilid­ade de reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia da informação, como computador­es e celulares”, escreveu em sua conta no Twitter.

“Avaliaremo­s também a possibilid­ade de reduzir impostos para jogos eletrônico­s”, acrescento­u.

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacio­nais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, havia comentado o assunto na semana passada no Rio, no Congresso Mundial das Câmaras de Comércio. Essa redução tributária ocorreria até o fim do mandato de Bolsonaro, em 2022.

O governo não informou qual seria a renúncia fiscal com a medida, em um período em que tem dificuldad­e para equilibrar as contas.

O setor movimentou R$ 195,7 bilhões em 2018, valor 12,7% maior do que o ano anterior, segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicaçã­o).

Os dados se referem a empresas que trabalham com hardware, software, serviços, computação em nuvem, estatais e exportaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil