Folha de S.Paulo

Londres convoca diplomata do Irã por navio apreendido

-

O Reino Unido convocou neste sábado (20) o mais alto diplomata do Irã no país após a apreensão pelo país persa de um petroleiro de bandeira britânica no estreito de Hormuz.

O secretário do Exterior britânico, Jeremy Hunt, afirmou ter expressado seu “extremo desapontam­ento” coma apreensão do navio Stena Impero, na sexta, ao chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif.

“Acabo de falar com Zarif e expressei meu extremo desapontam­ento de que, depois de ter me garantido no sábado passado que queria diminuir a tensão, eles se comportara­m da maneira oposta”, disse.

Já Zarif disse a Hunt que o navio deve passar por um processo legal por ter violado regulações marítimas, segundo a agência Isna.

Teerã diz que o navio foi apreendido pela Guarda Revolucion­ária Iraniana depois dese envolverem um incidente comum pesqueiro iraniano eque ficará detido no porto de Bandar Abbas,c om seus 23 tripulante­s, enquanto o caso é esclarecid­o.

A agência Tasnim publicou dois vídeos neste sábado, cuja autenticid­ade não pôde ser comprovada. Em um deles, o navio aparece ancorado; no outro, um helicópter­o e botes se aproximam e membros da guarda iraniana embarcam.

O episódio, na mais importante rota de comércio global de petróleo, ocorre duas semanas depois de o Reino Unido apreender um petroleiro iraniano, sob acusação de violação de sanções da União Europeia contra a Síria.

“As ações de ontem [sexta] no golfo mostram sinais preocupant­es de que o Irã pode estar escolhendo um caminho perigoso de comportame­nto ilegal e desestabil­izador após a detenção legal do petroleiro que ia para a Síria, em Gibraltar”, afirmou Hunt.

O general Mohsen Rezai, comandante da Guarda Revolucion­ária, afirmou que não quer uma guerra, mas “não vamos ficar para trás ao reciprocar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil