Folha de S.Paulo

Segundo semestre é hora de definir a escola para 2020

Instituiçõ­es disputadas da capital fazem processos seletivos para a admissão de estudantes

-

Osegundo semestre é o momento em que os pais devem tomar a decisão sobre onde seus filhos estudarão no ano seguinte. Por isso, aqueles que estão matriculan­do as crianças pela primeira vez na escola ou que pretendem fazer uma troca em 2020 devem ficar atentos aos prazos e peculiarid­ades dos processos seletivos.

No Objetivo Integrado, por exemplo, que fez fama por contar com os melhores alunos da rede Objetivo, há dois métodos de entrada: por meio do Desafio, prova aberta ao público que concede bolsas e descontos aos

alunos de melhor desempenho, ou por meio de análise de currículo e entrevista.

As inscrições para o Desafio podem ser realizadas a partir de agosto, e a prova acontece em setembro. “É um exame que privilegia o raciocínio, não a decoreba. Por isso, a minha maior dica para os candidatos é que leiam com atenção o que está sendo perguntado”, afirma Vera Lúcia Antunes, coordenado­ra pedagógica da escola.

Já o ingresso por meio de entrevista e análise de currículo pode ser feito até dezembro, mas o ideal é garantir a inscrição o quanto antes.

No Bandeirant­es, outra escola conhecida pelo bom desempenho dos alunos em vestibular­es e exames de avaliação, as matrículas para o 6º ano do Ensino Fundamenta­l devem ser feitas em agosto. Do 7º ao 9º ano, é preciso preencher uma ficha que avalia não apenas as notas, mas também os interesses do aluno. E, para o Ensino Médio, há um exame de seleção.

Algumas escolas promovem dinâmicas de grupo e encontros com pais e alunos, para conhecer melhor os candidatos. É o caso do Vera Cruz, onde essas atividades são realizadas a partir de agosto.

A minha maior dica para os candidatos é que leiam com atenção o que está sendo perguntado Vera Lúcia Antunes, do Objetivo

 ?? Alberto Rocha/Estúdio Folha ?? Vera Lúcia Antunes, do Objetivo
Alberto Rocha/Estúdio Folha Vera Lúcia Antunes, do Objetivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil